Formação com professores estimula a leitura em sala de aula
Com o tema ‘Os desafios da leitura na contemporaneidade para o fortalecimento do Ensino Médio’, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou um seminário de planejamento e roda de conversa com professores formadores do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e convidados, com o intuito de estimular a leitura em sala de aula, em todas as áreas do conhecimento. O evento, sediado no Museu de Arte da Bahia, em Salvador, na quinta-feira (11), teve como foco a formação continuada de professores multiplicadores que atuam nos 27 Núcleos Regionais de Educação (RNE), em todo o estado.
De acordo com a coordenadora do Ensino Médio, da Secretaria da Educação do Estado, Tereza Farias, este encontro marca o início das atividades do planejamento da formação continuada do Pacto Ensino Médio. “Queremos trazer para o trabalho de formação continuada dos professores de todas as áreas do conhecimento um trabalho forte com a leitura e, para isso, discutimos sobre o percurso formativo de 2016”, afirmou.
Para a formadora regional do NRE 18, localizado em Alagoinhas, Cleide Lyn Prata, as informações abordadas no seminário serão essenciais para a execução de seu trabalho na formação de professores na região. “A atividade é muito importante porque iremos encontrar os caminhos metodológicos para que a gente possa auxiliar os professores no trabalho com a leitura, principalmente os que não são da área de Língua Portuguesa”, destacou a educadora.
“Nosso objetivo maior é conscientizar os nossos professores em relação a importância da leitura, não somente como um componente de linguagens e que pode ser explorada em todas as disciplinas para que a gente consiga estimular nos estudantes o desejo de querer aprender, descobrir e viajar no que está por trás da leitura”, explicou a supervisora do Pacto Ensino Médio, Jurema Brito.
No seminário, também foram abordados assuntos como Política de Fomento à Leitura da Rede Estadual de Educação e sobre o Plano Estadual do Livro e da Leitura, com a participação do diretor do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon, João Vanderlei de Morais Filho. Já na roda de conversa, estiveram presentes convidados, como o mestre em Literatura e Cultura, Elton Oliveira Magalhães, o especialista em Estudos Linguísticos, Raulino Cerqueira Junior e o doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano, Raphael Fontes Cloux.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia