Gestores debatem inovação e empreendedorismo no contexto da Educação Profissional

A rede estadual de Educação Profissional será ampliada em 2017. Além de ofertar mais de 108 mil vagas para as diferentes modalidades, a rede terá novos centros voltados às áreas do empreendedorismo, da indústria, da produção cultural e do campo, além de parcerias e ações voltadas à qualidade dos cursos.

Estas e outras questões foram apresentadas e discutidas com gestores e professores da rede estadual nestas terça (17) e quarta-feira (18), durante o I Seminário do Fórum Baiano da Educação Profissional, no Hotel São Salvador, no Stiep. O evento teve as participações do vice-governador João Leão e do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

A rede estadual possui 38 Centros Estaduais e 33 Territoriais de Educação Profissional, além de ofertar os cursos em unidades escolares compartilhadas, atendendo a 121 municípios, em todos os 27 Territórios de Identidade. Durante os dois dias de seminário, os gestores e educadores participaram de palestras e mesas-redondas sobre temas como Inovação Tecnológica e Educação Profissional, Educação Profissional e Desenvolvimento, Educação Profissional e Práticas Inovadoras, Educação Profissional, Empreendedorismo, Inovação, Trabalho e Renda.

Para os gestores e professores, a iniciativa fortalece a rede estadual de Educação Profissional, conforme destaca Olga Campos, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle, Gestão e Negócios do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa (Ceep), localizado em Catu, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). “É muito importante estar aqui porque nós pudemos trocar experiências com outros gestores. Iniciar o ano com um evento deste é mais um estímulo para trabalharmos com novas ideias e projetos”, afirma a gestora.

Sobre a rede

Segunda maior do país na oferta de cursos técnicos de nível médio, a rede estadual de Educação Profissional da Bahia teve 76 mil matriculados no ano letivo de 2016. Os cursos de formação técnica e de qualificação profissional ofertados são alinhados às demandas socioeconômicas e ambientais dos Territórios de identidade do estado.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *