Governo brasileiro formaliza pedido para entrar na OCDE

Com sede em Paris, organização reúne as principais economias do mundo. Brasil tem relações bilaterais desde 1994

Após 23 anos de relações bilaterais, o Brasil solicitou formalmente a entrada na Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Econômica (OCDE). O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (30) pelo porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola. Com o pedido, o conselho da entidade vai analisar a inclusão do País na organização.

Parola ressaltou que em 2007, o Brasil foi convidado a um engajamento ampliado com a OCDE, justamente como mecanismo para estreitar a parceria com o órgão. Desde 1994 o País participa de atividades do órgão, além de acompanhar 23 comitês e grupos de trabalho. Além disso, o Brasil ainda acolheu 31 instrumentos jurídicos definidos pela organização.

“[O pedido] insere-se no marco dos esforços do Governo brasileiro para consolidar o desenvolvimento sustentável e inclusivo, com a modernização da gestão e aproveitamento da larga experiência em políticas públicas comparadas da Organização”, afirmou o porta-voz, em comunicado à imprensa. A OCDE tem sede em Paris e reúne nas principais economias do mundo entre seus 34 membros.

Parceria com a China

Durante o briefing, o porta-voz reforçou o lançamento de um fundo de investimentos em parceria com o governo chinês. O aporte chega a US$ 20 bilhões que serão direcionados para os setores de infraestrutura, manufatura e agronegócios. A previsão é de que o fundo entre em operação a partir de junho.

“Trata-se de mecanismo inovador de financiamento, com acordo paritário na gestão, e que criará importantes oportunidades de diálogo e de aproximação entre o Brasil e a China”, afirmou Parola.

Fonte: Portal Planalto

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *