Governo da Bahia anuncia investimentos em lavanderias comunitárias

Uma homenagem do Governo da Bahia ao Dia da Lavadeira, comemorado em 18 de agosto, marcou a manhã de trabalhadoras do ramo nesta quinta-feira (18), na Lavanderia Santa Luzia, no Engenho Velho de Brotas, em Salvador. No local foi realizada uma atividade de vivência, com apresentação da banda de percussão Didá, danças e um café da manhã. A aquisição de equipamentos como refrigeradores, máquinas de lavar, bebedouros e secadoras de roupa a gás, para cinco lavanderias comunitárias da capital baiana, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), foi anunciada na oportunidade.

Iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM), em parceria com as secretarias estaduais da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto “Lavadeiras Ampliando Horizontes” tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e melhorar a inserção social das lavadeiras, que compõem um grupo historicamente vulnerável. Dentre as lavanderias contempladas estão a Aristides Novis (Dique do Tororó), a Cardeal da Silva (Cosme de Farias), a Julieta Calmon (Boca do Rio), a Nossa Senhora de Fátima (Alto das Pombas) e a Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas).

Presente na celebração desta quinta-feira, a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, destacou a importância do investimento. “Para nós, é uma satisfação muito grande facilitar e melhorar a vida das lavadeiras. Temos que dar visibilidade a essas mulheres e oferecer recursos para que a renda mensal seja ampliada, juntamente com a quantidade de clientes”, afirmou.

A importância do projeto também foi ressaltada por Lindinalva Barbosa, 52, que há mais de 25 anos trabalha como lavadeira. “Me sinto honrada porque o projeto vai ajudar a ampliar nosso trabalho. Com certeza aumentará o número de clientes e nossa renda”, disse.

Fonte: Ascom/SPM

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *