Governo leva ampla programação e serviços à Flica 2016

Durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece entre os dias 13 e 16 deste mês, o Governo do Estado promoverá, pelo segundo ano consecutivo, uma ampla programação voltada para as áreas de educação, cidadania, cultura e turismo. Os eventos destinados aos públicos adulto e infanto-juvenil serão sediados, em sua maior parte, no Espaço Educar para Transformar, instalado na Casa do Iphan, em frente à Câmara Municipal do município do Recôncavo Baiano.

Entre as atividades programadas para o evento estão lançamento de publicações, contação de histórias infantis, exposições, feira de economia solidária e biblioteca móvel. O Serviço de Atendimento ao Cidadão Móvel (SAC Móvel) estará no município de 10 a 17 para atender a população e ao público da festa. O Governo do Estado também se destaca como um dos promotores da Flica, cuja realização é viabilizada através do programa de incentivos fiscais Fazcultura, uma parceria das secretarias estaduais de Cultura e da Fazenda. Confira a seguir as atrações e serviços oferecidos pelos órgãos do governo estadual, durante a festa literária. Mais informações sobre o evento no site www.flica.com.br.

Sarau Concurso 169 anos de Castro Alves

No dia 13, das 9h às 11h a Secretaria de Educação do Estado vai promover, no Espaço Educar para Transformar, o Sarau do Concurso Festa Literária na Rede Estadual: 169 anos de Castro Alves, com a participação dos estudantes vencedores do concurso, que teve 121 obras inscritas nos distintos gêneros literários (poesia, prosa, carta e cordel). O objetivo do concurso é promover ações voltadas para o desenvolvimento das experiências criativas nos contextos escolares e a preservação da memória cultural da Bahia. Neste caso especial, os estudantes foram motivados a produzir escritos literários baseados nas diversas temáticas da obra do escritor Castro Alves

Mapa da Palavra

Na abertura da Flica, quinta-feira (13), a partir das 15h, o secretário de Cultura, Jorge Portugal, fará a apresentação do Mapa da Palavra, composto por um site (mapadapalavra.ba.gov.br) e quatro publicações, que serão distribuídas gratuitamente durante a Flica. O projeto de mapeamento identificou artistas da palavra nos 27 territórios de identidade da Bahia, visando ajudar a divulgar suas produções. O site contará com minibiografias e trabalhos literários dos autores, como uma galeria permanente dos artistas da palavra da Bahia, e poderá ser consultado a partir do dia do lançamento. Na sequência, o secretário assume a mediação da primeira mesa da feira literária com a historiadora e escritora Mary Del Priore, sob a temática Histórias da Gente Brasileira.

Contação de histórias

Na Praça Dois de Julho, ficará instalado o Cantinho da Leitura e da Contação de História, uma das atrações mais procuradas pelo público infantil. Crianças e todos interessados no lúdico universo infantil poderão conferir o espaço da SEC entre os dias 13 e 15. A contação de histórias acontecerá nesses dias às 9h, 14 e 17h.

Oficina de retratos

Na oficina Retratos Estudantis, que também vai acontecer de 13 a 15, no Espaço Educar para Transformar para Educar, os participantes poderão customizar camisas através da técnica de pintura conhecida como serigrafia, a partir de uma fotografia e o uso do computador. A oficina conta com a supervisão do professor e artista plástico Ives Quaglia. Serão feitas 100 impressões por dia, com material doado pela SEC. A participação é aberta ao público, sendo que os estudantes têm prioridade.

Conversa Cantada

A programação da Cultura também segue com as ações da Fundação Pedro Calmon (FPC) na Flica. A música e a palavra vão dar um show no dia 15, a partir das 18h. Trata-se do projeto em que o cantor e compositor Roberto Mendes fará com Jorge Portugal uma Conversa Cantada onde o violão se une à poesia para mostrar a força da palavra cantada, uma apresentação que mesclará música com recital de textos, onde se desvelará o processo criativo e obra destes renomados artistas baianos.

Oficina de literatura

A programação segue com o Fantástico Mundo da Literatura. A ideia é que a partir de oficinas práticas haja um mergulho na literatura e que eles possam com conhecimento nas estruturas de gêneros literários, da construção de personagens principais, serem autores de novas narrativas. A oficina acontece na sexta-feira (14), das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório Hansen Bahia.

Memória de leitura

Inspirados em Glauber Rocha, uma câmera na mão e uma idéia na cabeça, a FPC vão realizar nos diversos espaços da Flica, a gravação em vídeo depoimentos sobre a importância e a experiência da leitura na formação de notáveis presentes no evento. A ideia é saber deles quem foram as pessoas que os inspiraram e incentivaram, como aprenderam a ler. Quais foram suas primeiras, melhores e mais marcantes leituras, quais os livros de cabeceira, escrita e criação literária própria, se já publicaram livros, como foi a experiência de ser lido por outros e afins. O objetivo das gravações visa despertar em muitos a curiosidade em vivenciar experiências semelhantes.

Biblioteca Móvel

Outra ação da FPC é a Biblioteca Móvel (Bibex), que durante a Flica desenvolverá atividades de leitura com jovens e crianças, além de contação de histórias, oficinas de recicláveis, apresentação de palhaço e saraus literários. A Biblioteca funcionará de quinta a domingo, na Praça Dois de Julho.

Feira de Economia Solidária

Uma novidade deste ano é a Feira de Economia Solidária que será promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com empreendedores sociais de Cachoeira e entorno. Serão disponibilizadas 30 tendas de comercialização que vão receber o trabalho de 60 empreendedores. O público que for conferir a feira vai encontrar, a preços acessíveis, itens de artesanato, moda afro, e da culinária típica da região, entre outros produtos. A feira ficará montada praça da orla.

SAC Móvel

De 10 e 17 de outubro, a carreta do SAC Móvel estará em Cachoeira, atendendo os moradores do município e da região, além do público do evento. O equipamento vai funcionar na Praça Dr. Milton, mesmo local do ano passado, das 8h às 17h. Os serviços oferecidos serão emissão de RG, CPF, antecedentes criminais e os atendimentos prestados pela Ouvidoria Geral do Estado.

Cultura e literatura negras

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) também estará presente no Espaço Educar para Transformar, compondo a programação do Governo do Estado no evento. A iniciativa tem como objetivo garantir a visibilidade e o reconhecimento das contribuições da população negra nas artes e na literatura, compondo as ações da Década Internacional Afrodescendente na Bahia.

De quinta-feira (13) a sábado (15) estão previstos lançamento e divulgação dos livros “Mãe Stella de Oxóssi – Estrela nossa, a mais singela”, do historiador Marcos Santana; “Meu Caminhar, Meu Viver”, da Makota Valdina Pinto; “Pretinha de Ébano” e “A fada Dia e duende Mante”, da pedagoga Kalypsa Britto; “Xangô e Thémis”, do advogado e militante do movimento negro Sérgio São Bernardo; “Equede – A mãe de todos”, da religiosa Gersonice Azevedo Brandão, a equede Sinha; “Diáspora e ancestralidade” do historiador Fábio Lima; dentre outras publicações que tratam de temas associados às questões étnico-raciais. O grupo cultural LindroAmor Axé, de São Francisco do Conde, também integra a programação da Sepromi, com apresentação marcada para o sábado (15), às 15 horas.

Qualificação em turismo

Empresários e integrantes do Conselho Municipal de Turismo de Cachoeira participaram no dia 30 de setembro de oficina sobre Marketing de Destinos Turísticos, promovida pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur). A qualificação empresarial faz parte das ações do Governo do Estado de preparação dos serviços turísticos para a Flica.

Antes dos empresários, trabalhadores da região participaram, de 19 a 23 de setembro, de uma série de cursos como qualidade no atendimento ao turista, produção associada, higiene e manipulação de alimentos, além da preparação de petiscos, pratos típicos do Recôncavo, drinques e coquetéis. A preparação dos serviços para a Flica também incluiu vistorias em pousadas e hotéis de Cachoeira, São Félix, Cruz das Almas, Muritiba, Santo Amaro e São Gonçalo dos Campos, bem como visitas a agências, transportadoras e guias de turismo.

Balcão de turismo

A Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) vai manter um balcão de informações turísticas no Espaço Educar para Transformar, onde haverá exibição de vídeos promocionais e distribuição de material informativo. Haverá ainda uma homenagem ao mais conhecido escritor baiano, Jorge Amado, que será representado como estátua viva, próximo ao Conjunto do Carmo. Os serviços da Setur serão oferecidos entre os dias 13 e 15, sempre das 9h às 19h.

Oficina de turbantes

Grande sucesso na Flica 2015, a Oficina de Turbantes promovida pela Setur acontecerá novamente nesta edição. Quem participar da oficina poderá levar para casa seu próprio turbante, um dos acessório mais cobiçados da estética afro que vem conquistando mundo da moda. A atividade será realizada próxima ao anfiteatro do Espaço Educar para Transformar.

Segurança nas estradas

A estrada de acesso que liga o distrito de Belém a Cachoeira passou por serviço de manutenção rotineira. A intervenção nos 9,5 quilômetros de extensão foi realizada em meados do mês de setembro. Já em Maragogipe, está sendo construída a ponte do Baetantã. O equipamento de 525 metros vai fazer conexão do distrito de São Roque com povoado da Enseada do Paraguaçu. A ligação vai beneficiar aproximadamente 155 mil habitantes da região.

Prestes a ser concluído, o atracadouro Bica de Monte Cristo vai melhorar a mobilidade dos moradores e turistas da região de Saubara. O Governo investiu cerca de R$3,5 milhões na obra. Em Salinas das Margaridas, está sendo pavimentado cerca de 30 quilômetros, entre a BA-534 e o entroncamento da BA-001, até o estaleiro Paraguaçu.

Fonte:Secom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *