Governo vai buscar novo empréstimo para equilibrar contas

Num contexto de queda de arrecadação e ultrapassagem do limite prudencial dos gastos com a folha de pessoal, o governo do estado tem mais uma carta na manga para enfrentar os problemas financeiros.

Após a aprovação, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em outubro passado, de um empréstimo de 400 milhões de dólares (cerca de R$ 1 bilhão) com o Banco Internacional de Desenvolvimento (Bird), o governo deve encaminhar ao legislativo, até o final deste mês, um projeto de lei que autoriza operação de crédito externo de 200 milhões de euros (R$ 886,6 milhões) junto a um banco europeu.

Segundo o presidente da AL-BA, deputado Marcelo Nilo (PDT), o recurso, caso aprovado, será destinado à área de infraestrutura.

O deputado estadual  Zé Neto (PT), líder do governo na AL-BA, acredita que o projeto deverá ser aprovado pelo fato de o estado ter uma boa capacidade de endividamento.

Já o líder da oposição, deputado Sandro Régis (DEM), afirma que, quando chegar ao Legislativo, o projeto de autorização de crédito será avaliado pelas assessorias jurídica e técnica.

A votação da operação de crédito do ano passado durou 33 horas. Dos deputados presentes, 37 votaram a favor e 15 foram contra. A oposição questionou a falta de detalhes no projeto sobre o destino dos recursos.

Na época, o governo justificou o empréstimo como imprescindível para que os projetos continuem a fluir em áreas como infraestrutura, mobilidade, saúde, inserção social e produtiva.

Retorno

Após o Carnaval, as atividades na Assembleia retornam nesta quinta-feira (11). Segundo o deputado Marcelo Nilo, as votações devem começar a ocorrer já na próxima semana.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *