Grandes, agressivos, vorazes, possuidores de um sistema de válvulas semelhante ao de um submarino, eles nunca param de crescer e podem chegar aos 100 anos

Crocodilo – Foto Reprodução

Maior réptil do planeta, encontrado em diferentes regiões, o crocodilo não é apenas terrivelmente ameaçador, como o maior predador existente, acreditando-se que ele mata mais gente do que os leões, os tigres, os leopardos e as cobras juntos. Só na África anualmente são milhares de vítimas, principalmente mulheres e crianças. Esses enormes animais habitam a África Central e Austral, as partes mais quentes  da Ásia e as ilhas tropicais do Pacífico e Austrália. Nas partes mais quentes da América eles também são encontrados, todavia em menor quantidade que os seus primos jacarés.

Na verdade, há várias diferenças entre essas duas espécies de réptil, no que pese a sua semelhança. A diferença mais acentuada e impossível de não ser percebida de imediato, está nas mandíbulas. No jacaré, quando as mandíbulas estão fechadas, os dentes não aparecem. No crocodilo há dois dentes longos na mandíbula inferior,    que encaixam em uma fenda da superior e permanecem visíveis, mesmo estando ele com a boca totalmente  fechada. Assim parece que ele está “sorrindo”.

O crocodilo emite um ronco alto, estranho, semelhante a um trovão distante. Um detalhe curioso e muito importante na vida do crocodilo é a capacidade de restauração natural da sua dentição. Se ele perde um dente há uma reposição rápida com o nascimento de novo dente, e isso pode ocorrer tantas vezes quantas forem necessárias durante a sua vida. Ele come praticamente tudo que encontra pela frente, inclusive pedaços de peças de ferro, animais, tecidos, objetos diversos e pessoas. Independente das potentes mandíbulas, a cauda longa e grossa é outra arma mortal. Uma rabanada pode ser fatal para um veado de grande porte ou outro animal de estrutura semelhante bem como para um homem.

O crocodilo está na relação dos poucos animais que atacam o homem de forma deliberada, mesmo sem qualquer afronta ou provocação. A forma mais natural dele atacar é deslizando suavemente, de forma quase invisível, em águas rasas e escuras. O bote repentino e surpreendente, pega a vítima desprevenida e o ataque é fatal pela força das mandíbulas do animal, cujos olhos e narinas elevados funcionam como o periscópio e o tubo respiratório de um submarino. Como um submarino eles possuem um sistema de válvulas, que se fecha, automaticamente, quando há o mergulho, protegendo-lhes, desse modo, as narinas, os ouvidos e a garganta. A visão de um crocodilo é outra espantosa obra da natureza. Ele tem em seus olhos milhares de pequenos cristais que captam toda a luz, garantindo desse modo uma incrível visão mesmo sob as águas, à noite.

Para pegar um animal grande como uma vaca ou um veado ele pratica violentos puxões laterais arrastando a presa para águas, afogando-a. Todavia, o crocodilo não pode engolir um animal grande já que seus dentes não são adequados para mastigar. Só presas pequenas podem ser engolidas inteiras. No caso de presas grandes, eles puxam o animal até um local – uma caverna própria -, e só depois que ele apodrece são degustados.

A fêmea do Crocodilo-do-Nilo põe ovos de oito centímetros de comprimento, podendo chegar 50/55 por ninhada. Esses ovos são comidos por outros animais e pelo ser humano também embora com o sabor forte de peixe. Um recém-nascido mede 25 centímetros de comprimento, é muito agressivo, atacando tudo que surge em sua frente. Apesar das grandes ninhadas de ovos das fêmeas, apenas pouco mais de 1% dos crocodilos chegam à idade adulta. Muitos deles ultrapassam os oito metros de comprimento e nunca param de crescer, podendo chegar aos 100 anos. 

(Zadir Marques Porto).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *