Hemoba comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), órgão vinculado à Secretaria da Saúde (Sesab), realiza, a partir desta segunda-feira (21), uma semana de atividades especiais em homenagem ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro. Este ano, com diversas atividades, na capital e nas unidades do interior, a Hemoba aproveita a data para homenagear esses cidadãos especiais que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas.

Com o tema ‘Desafio no Sangue’, a Fundação Hemoba pretende estimular na comunidade a prática da doação regular de sangue. A campanha deste ano é motivada pelo fato de que a Bahia opera com o estoque inferior necessário de bolsas de sangue. Apenas 1,4% dos baianos doam regularmente, percentual abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, o ideal é que de 3% a 5% da população doe regularmente.

Os candidatos à doação de sangue que comparecerem ao hemocentro coordenador, localizado na ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, vão participar de atividades diversas, incluindo oficinas de enfeites natalinos, artes com garrafas pet, caixas para presentes e apresentações musicais. No sábado (26), algumas unidades da Hemoba abrirão com horários especiais. Na capital o hemocentro coordenador vai funcionar em horário estendido, das 7h30 às 18h30.

Arte/Secom

Hemóvel

As unidades móveis vão atender a população no Shopping Salvador, de terça (22) a sexta (25), das 8h às 17h. Os Hemóveis atenderão a todos os interessados, na entrada da Praça de Serviços – Piso G1, do centro de compras.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Fonte: Ascom/Hemoba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *