Homens chamados a romper preconceito com exame de próstata

A equipe de saúde da Unidade de Saúde da Família II (USF II) do George Américo esteve na praça central do bairro, durante toda quarta-feira, 09, para tentar reverter a resistência dos homens ao exame de prevenção e detecção do câncer de próstata. A iniciativa faz parte da programação do Novembro Azul e visa romper com o preconceito masculino, incentivando as pessoas a se prevenirem adotando hábito de visitar o médico periodicamente.

O primeiro paciente a ser atendido foi o aposentado Aurino Gomes de Oliveira. Aos 70 anos, ele confessa ter feito o exame apenas uma única vez, mesmo assim por exigência de uma empresa onde teria trabalhado.

A enfermeira Suely Moraes, do PSF II do George Américo, observa que este tem sido o perfil da maioria dos homens residentes nesta comunidade. “Muitos não procuram um médico para exames rotineiros visando a prevenção. Por isso estamos vindo em busca deles. No meio do ano já estivemos visitando lojistas em seus próprios trabalhos e também buscando pacientes homens em suas residências, alertando sobre a necessidade dos exames”, frisou.

Mesmo sem manter o hábito de exames, Aurino Gomes, que já deveria estar fazendo o exame periodicamente há 20 anos, confessa estar preocupado com a doença. “Ouço as pessoas falando e me convenceram a fazer o exame. E vou fazer para evitar o pior”, afirmou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *