Hospital da Mulher passa a oferecer exame do coraçãozinho

O Hospital da Mulher passa a oferecer, a partir desta terça-feira, 13, o “exame do coraçãozinho”, às crianças que nascem na unidade. Fica no prédio do Hospital da Criança. A Sala do Coraçãozinho Andressa Vitória Brilhante Santos homenageia a criança que, com problemas cardíacos, ficou internada na unidade por mais de 70 dias.
Será a primeira instituição pública na Bahia a oferecer o exame. Com ele, a triagem neonatal no hospital passa a oferecer os testes do pezinho, orelhinha, linguinha e olhinho. Como o nome já diz, o exame detecta possíveis problemas cardíacos no recém-nascido. “E quanto mais cedo descoberto melhor para o tratamento”, diz a diretora do hospital, Charline Portugal.
O exame deve ser realizado entre 24 e até 48 horas depois do nascimento. Estatísticas mostram que a cada mil nascimentos vivos, em cinco são apresentados problemas cardíacos.
Para diretora, os testes neonatal contribuem para que as crianças tenham boa qualidade de vida porque as doenças são tratadas ainda não fase inicial.
Fonte: PMFS
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *