Hospital Geral Roberto Santos inaugura serviço de psiquiatria

O Governo do Estado inaugurou, na manhã desta quarta-feira (6), na sede do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula, em Salvador, o primeiro serviço de psiquiatria hospitalar da rede estadual de saúde. O novo conceito prevê a garantia da assistência gratuita, qualificada e ampla aos pacientes psiquiátricos, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o HGRS e o Hospital Juliano Moreira (HJM), que atende em média cem pacientes por semana. De acordo com o diretor geral do Hospital Roberto Santos, Antônio Raimundo de Almeida, o novo serviço vai combater a rejeição sofrida pelos portadores de transtorno mental por parte das instituições de saúde.

“Quando uma pessoa que tem transtorno mental tentava ser atendida em um hospital com qualquer outro problema, as instituições as rejeitavam classificando-as como pacientes de transtorno mental. Muitos hospitais não atendem. Outra situação é uma pessoa que não tem transtorno, mas que desenvolve um problema psicológico, como uma depressão. Ela também, muitas vezes não tinha suporte para recorrer. O Roberto Santos vai realizar serviço justamente para atender esta demanda”, explicou o gestor.

Atendimento

A partir de agora, os pacientes com desordens mentais vão poder receber, na sede do HGRS, atendimento hospitalar para diagnosticar e tratar de condições com indicações de procedimentos médico-cirúrgicos não disponíveis nas instituições psiquiátricas, mediante agendamento prévio. Para dar início aos atendimentos, o Hospital Roberto Santos contratou dois psiquiatras com perfis acadêmicos e de assistência a pacientes internados. Em segundo momento, oito leitos serão abertos para dar retaguarda de enfermarias médico-cirúrgicas aos pacientes.

“Nós tínhamos dificuldade de transferir um paciente com demanda clínica para uma outra unidade geral. O novo serviço do Hospital Roberto Santos é um primeiro passo para que a gente dissemine o conceito de atendimento”, ressaltou a diretora geral do Hospital Juliano Moreira, Greice Lopes.

Para quem sofre de transtornos mentais, o novo conceito utilizado pelo Roberto Santos significa uma grande conquista. “A gente fica muito esperançoso. Tínhamos dificuldade para ser atendidos, pois existe uma limitação das instituições de saúde no sentido de atender pacientes psiquiátricos. Esperamos que esse seja o primeiro passo para um suporte digno”, afirmou a paciente Helisleide Bonfim.

O serviço de psiquiatria hospitalar oferecido pelo HGRS também tem o objetivo de funcionar como intercâmbio de capacitação profissional para médicos residentes do Hospital Juliano Moreira. A multiplicação do conhecimento contribuirá para o fortalecimento da rede estadual de saúde.

Desafios

O serviço psiquiátrico em hospitais públicos é um desafio em diversos países. Conforme o estudo internacional World Mental Health Survey, mesmo nos países mais desenvolvidos, entre 35% e 50% dos casos graves de transtornos mentais não recebem atendimento em um período de 12 meses. Nos países menos desenvolvidos, isso pode chegar a mais de 85%.

Fonte: Ascom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *