Inaugurado laboratório de diagnóstico para a Covid-19 em Brasília (DF)

Os recursos usados para a construção do espaço vieram de um projeto do MEC com a Universidade de Brasília

Com uma área de 130 m², o espaço conta com equipamentos modernos, insumos e uma equipe com três farmacêuticas – Foto: Arquivo/Ebserh

Um espaço dedicado para processar os testes RT-PCR que detectam o coronavírus, usados para diagnóstico de Covid-19. Esse é o novo Laboratório de Diagnóstico Molecular do Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (DF) e filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A inauguração da nova área ocorreu nessa quinta-feira (4).

“Deixo registrada a minha satisfação em ver que os recursos que o Governo Federal está disponibilizando estão sendo muito bem usados. Quero parabenizar a todos os envolvidos por tudo o que tem sido feito. Tenho certeza que ouvirei boas notícias a respeito desse novo centro, que agora responde a uma pergunta da sociedade sobre os testes [para detectar a Covid-19] e que, no futuro, poderá ampliar a sua atuação no servir a sociedade”, declarou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Os recursos usados para a construção do laboratório vieram de um projeto do MEC com a Universidade de Brasília (UnB), com a disponibilização de R$ 6,5 milhões para iniciativas desenvolvidas pela universidade no combate à doença. Inicialmente, a capacidade é de processar 100 exames por dia. Além das amostras de pacientes e funcionários do hospital, serão analisados exames usados em projetos de pesquisa desenvolvidos no hospital. A previsão é que os resultados dos exames estejam prontos em até 24 horas.

Com uma área de 130 metros quadrados, o espaço conta com equipamentos modernos, insumos e uma equipe formada por três farmacêuticas. Para armazenar as amostras dos exames, estão disponíveis dois ultracongeladores, capazes de atingir a temperatura de 80 graus negativos, além de dois freezers e quatro geladeiras. Embora tenha sido construído para contribuir no enfrentamento à Covid-19, futuramente o laboratório poderá ser usado também para o diagnóstico molecular de outras doenças.


Com informações do Ministério da EducaçãoCategoriaEducação e PesquisaTags: EbserhHospital UniversitárioMEC

CONTEÚDO RELACIONADO

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *