Laboratório de Entomologia vai intensificar ações em 2017

O Laboratório de Entomologia, localizado no Centro de Controle de Zoonoses de Feira de Santana, é responsável por examinar e classificar vetores de interesse de saúde pública que são capturados no município. Em 2017, essas ações devem ser intensificadas.
Dentre os vetores estudados estão triatomíneos (barbeiro), transmissor de Chagas; escorpiões; identificação do flebotomíneo Lutzomia longipalpis, que é o responsável pela transmissão do Calazar e a identificação dos Culicídeos, incluindo o Aedes aegypti, transmissor da Dengue/Zika e Chikungunya.
A coordenadora geral do laboratório Thais Peixoto informa que novos vetores devem ser pesquisados nesse ano, levando em consideração a endemia no município e a realização de novos treinamentos para os técnicos, além da parceria com as coordenações dos programas de Dengue, Chagas e Leishmanioses, no sentido de associar a ocorrência de casos humanos e a pesquisa dos vetores nas áreas com maior incidência de casos.
Além disso, o laboratório tem outros projetos como a parceria com as instituições de Ensino Superior e a parceria com o Programa de Combate a Esquistossomose (PCE) do município com a pesquisa do schistosoma mansoni. “São projetos futuros que pretendemos amadurecer”, afirma Thais.
O Laboratório foi inaugurado em agosto de 2016, nesse mesmo ano participou da sua primeira pesquisa com flebótomos (vetor do calazar) junto a Escola de Medicina Veterinária da UFBA. O resultado da pesquisa evidenciou a importância de conhecer a entomologia para intervir com segurança e racionalizar o uso do controle químico no município.
Recentemente, a equipe marcou presença no dia D da Dengue, na Secretaria de Saúde, com a realização de ação educativa com a equipe da Vigilância Epidemiológica. Outra ação incluiu a visita técnica com o biólogo do CCZ para investigação do aumento de escorpião em determinado bairro no município, visando a captura e o controle do vetor na localidade. “Estamos trabalhando sempre em parceria para que a comunidade conheça o nosso trabalho” enfatiza Thais.
Fonte: PMFS
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *