Lavagem da Matriz volta depois de 29 anos

Depois de 29 anos a Lavagem da Matriz, evento que durante muito tempo fez parte da programação folclórica ,ou profana da Festa em louvor a Senhora Santana, padroeira do município e que foi extinta em 1987 por conta de uma decisão da Igreja, apoiada pela Prefeitura, esta programada para ser realizada domingo das 10 às 22 horas. Conforme o advogado Antônio Renildo Brito (foto) que faz parte da comissão organizadora, ao lado de Marialvo Barreto e Geórgeton Rios, está tudo definido para que a lavagem do templo aconteça.
“No dia 5 de dezembro de 2008 foi publicada a lei municipal 221/2008 instituindo a volta da festa da Matriz anualmente no mês de janeiro . De 2008 a 20015 foram muitas as tentativas de implantação da lei restauradora do evento, mas só agora, em janeiro de 2016, as condições se tornaram propícias para a realização da festa ,após articulação de um significativo grupo de pessoas envolvidas com a nossa cultura” explica o advogado Antônio Renildo Brito, ex-jogador do Fluminense, conhecido como Luisinho.
Ha muitos anos lutando pela volta da Lavagem da Matriz ele relata que há uma comissão composta por 10 nomes, dentre os quais o dele, com apoio de significativo número de incentivadores que vem trabalho nesse projeto. Desse modo ele confirma para domingo ( dia 31) as realização da lavagem da Igreja. Historicamente esse ato consistia na lavagem, com água perfumada, da escadaria da Igreja da Matriz, hoje Catedral Metropolita, por baianas e pessoas da comunidade , seguindo-se festejo popular.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *