‘Mais Cinema’ chega à primeira base comunitária de Salvador
A história de ‘Blue’, a arara azul que estrela o filme ‘Rio’, foi exibida, gratuitamente, na noite de terça-feira (9), para os moradores do bairro de Águas Claras, em Salvador, numa sala de cinema montada a céu aberto em frente à base comunitária de segurança (BCS). A unidade foi a primeira da capital a receber o projeto ‘Mais Cinema, Menos Drogas’, do Governo do Estado, que leva cultura e entretenimento às comunidades.
Fotos: Alberto Maraux
Concentrados no telão e segurando os sacos de pipoca distribuídos, os gêmeos Bruno e Bernardo Oliveira, 5 anos, foram cativados pela variedade de cores e sons do filme. De acordo com a avó dos garotos, a artesã Raisa Maria de Oliveira, 47, a animação escolhida prendeu a atenção da criançada que não tem muitas oportunidades para se divertir. “Aqui não tem áreas de lazer e nem todos têm condições de irem ao cinema”.
Aos 27 anos, o cabeleireiro Rafael Jesus, nunca foi a um cinema. “Me surpreendi ao ver crianças e adultos reunidos no mesmo espaço de forma ordenada. É bom vê todo mundo junto”. No comando da BCS de Águas Claras desde a sua inauguração, em 2014, o tenente PM Leonardo Dias, acredita que ações de educação, cultura e lazer podem ajudar a reduzir problemas com a criminalidade. “Precisamos afastar a juventude do mundo das drogas”. O policial se surpreendeu com a receptividade da população, que lotou a sessão.
Nesta quarta (10), às 19h30, o filme será exibido na BCS de São Caetano. O projeto já passou pelas cidades de Porto Seguro (extremo sul), Itabuna (sul) e Vitória da Conquista (sudoeste) e chegará a todas as unidades de polícia comunitária.
Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP)