Mais de 230 milhões de doses já foram aplicadas nos braços dos brasileiros.

Foto: Divulgação.

O Brasil segue em ritmo acelerado de vacinação contra a Covid-19, prioridade do Governo Federal, e registrou no sábado (25) mais uma importante marca rumo ao fim do caráter pandêmico da doença. Já são mais de 230 milhões de doses da vacina Covid-19 aplicadas nos braços dos brasileiros. Ao todo, 144,3 milhões de pessoas receberam ao menos uma dose, o que representa 91,3% da população maior de 18 anos, e outras 86 milhões concluíram o esquema vacinal com a segunda dose ou dose única.

Com isso, o país alcança um cenário epidemiológico e sanitário mais confortável, o que começa a gerar sentimento de segurança, confiança e esperança na população para retomada segura das atividades. As médias móveis de casos e óbitos também estão em queda desde junho, com redução de mais de 70%. Além disso, há 14 dias consecutivos o Brasil registra média móvel de mortes por Covid-19 na faixa de 500, índice que não era registrado desde o fim do ano passado.

A chegada regular de vacinas é resultado de uma estratégia diversificada do Ministério da Saúde para a aquisição de imunizantes contra a Covid-19, que existe devido ao investimento realizado pelo Governo Federal na encomenda tecnológica e na transferência de tecnologia entre o laboratório da Astrazeneca e a Fiocruz. Existem ainda acordos diretos com as farmacêuticas Pfizer, Janssen e com o Instituto Butantan.

Desde o fim de março deste ano, o Ministério da Saúde vem registrando recordes no número de vacinação e na quantidade de vacinas distribuídas. Desde o início da campanha, já foram distribuídas mais de 287 milhões de doses das vacinas para todo Brasil. Ainda que os números da pandemia estejam em queda, as recomendações do Ministério da Saúde para evitar o contágio seguem indispensáveis. Entre elas estão o uso de máscara, limpeza das mãos e manter a distância segura.

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde
(61) 3315.3580 / 2746

Categoria

Saúde e Vigilância Sanitária

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *