Mais de 40% dos empresários conseguiram abrir o negócio em menos de 24 horas

Atualização de novembro do Mapa de Empresas revela que há 19,7 milhões de empresas ativas no país, 202 mil a mais do que em outubro

Entre as atividades econômicas que mais tiveram empresas abertas em novembro estão cabeleireiros – Foto: Agência Brasil

Mais de 40% das empresas abertas em novembro conseguiram o registro em menos de 24 horas. Esse é um dos principais dados da atualização de novembro do Mapa de Empresas, ferramenta virtual disponibilizada gratuitamente ao público pelo Ministério da Economia. Conforme os dados, o último mês se encerrou com 19.744.641 de empresas em atividade no país, 202.040 a mais do que em 31 de outubro.

Em 2022, o objetivo é atingir os 100% de abertura de empresas em até um dia. A meta está definida na Estratégia de Governo Digital 2020-2022, lançada neste ano. O tempo médio para abertura de empresas em todo o país ficou em 2 dias e 19 horas. Ao todo, 297.810 abriram em novembro, enquanto 88.638 fecharam no mesmo mês.

Entre as atividades econômicas que mais tiveram empresas abertas em novembro estão:

– Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios: 20.196

– Promoção de vendas: 13.002

– Cabeleireiros, manicure e pedicure: 11.180

– Obras de alvenaria: 8.975

– Fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar: 8.662

No Mapa de Empresas, também é possível verificar os dados de abertura e fechamento de empresas por localização geográfica.

Agilidade para abrir negócios

Entre os motivos para a agilização da abertura de empresas, conforme André Santa Cruz, diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), ligado ao Ministério da Economia, estão a transformação digital impulsionada pelo Governo Federal nas 27 Juntas Comerciais do país – há uma por unidade federativa – e medidas que desburocratizaram a atividade empreendedora. Entre os exemplos de maior destaque estão a extinção da exigência de alvará e licenciamento prévios para a abertura de empresas cujas atividades são de baixo risco; e abertura automática de filiais de empresas em diferentes unidades federativas.

Os principais dados do Mapa de Empresas:

– 19,7 milhões de empresas ativas em 30/11/2020;

– 2 dias e 19 horas é o tempo médio para abertura de empresas;

– 298 mil empresas foram abertas em novembro/2020; e

– 40,3% das empresas foram abertas em menos de um dia.

Acesse o Mapa de Empresas

Com informações do Ministério da EconomiaCategoriaFinanças, Impostos e Gestão PúblicaTags: Mapa de EmpresasAbertura de empresasJunta ComercialDesburocratização

CONTEÚDO RELACIONADO

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *