Mais de 700 alunos de 32 escolas passam a ler 3,4 livros ao mês

De acordo com dados levantados pelos professores, 747 alunos de 32 escolas municipais, estão lendo 3,4 livros a cada mês. Esta quantidade refere-se a cada criança dos 10 aos 14 anos e o índice foi alcançado no último mês de agosto, deixando para trás um dado muito abaixo: há apenas quatro meses, essas mesmas crianças liam apenas 0,4 livros ao mês (cada uma delas).

As 32 escolas municipais participam dos programas Se Liga e Acelera, desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna e implementados na Rede Municipal de Ensino em parceria com a Seduc. O primeiro objetiva garantir a alfabetização das crianças na idade certa, enquanto o segundo, o Acelera, visa contribuir para que o aluno alcance em um ano o nível de conhecimento esperado para avançar em sua escolaridade.

Ambas as iniciativas têm ainda como foco diminuir a distorção idade-série, evitando coibir o atraso no processo ensino-aprendizagem e favorecer o rendimento escolar.

Atualmente, professores de 32 escolas municipais que atuam em turmas do 3º ao 5º ano estão envolvidos nas atividades dos programas. Todas as ações são acompanhadas de perto pela equipe técnica da Seduc, de gestão e ainda pelos coordenadores do Instituto Ayrton Senna.

Os resultados também são acompanhados de perto pelas equipes. Os gerentes do Instituto Ayrton Sena e a equipe técnica do Departamento de Ensino da Seduc reuniram-se com gestores e coordenadores pedagógicos das escolas para analisar os resultados.

A equipe visitou ainda a Escola Municipal XV de Novembro, localizada no distrito de Jaíba, para verificar de perto o desenvolvimento dos alunos. Os profissionais avaliam a leitura, escrita e oralidade das crianças. “O objetivo é acompanhar todos os dados de perto, inclusive, o número de livros lidos e o desenvolvimento geral dos alunos e da professora em sala de aula”, explica Karina Macedo, coordenadora da Seduc.

Durante o ano letivo, os alunos envolvidos no programa desenvolveram um comportamento positivo e avançaram no nível de alfabetização. “É um programa que veio para melhorar o nosso ensino, muitos dos nossos alunos demonstraram um desempenho maravilhoso. Estou muito feliz por ver que é um trabalho que dá resultado e espero que o programa continue, incluindo outros alunos que podem ter a mesma oportunidade”, avalia a coordenadora Maria José da Silva, da Escola Municipal XV de Novembro.

Jonathas dos Santos Oliveira de Jesus, do 4º ano, conta como as atividades o ajudaram: “aprendi a ler e a escrever, além de aprender muitas outras coisas que me ajudam a melhorar na leitura”.

“Percebemos que antes do programa existia um número alto de indisciplina, e os alunos que apresentavam esse comportamento eram justamente os que tinham dificuldades no processo de letramento. Hoje, os alunos estão mais envolvidos com as atividades em sala de aula e o nível de conflitos diminuiu bastante”, relata a vice-diretora também da XV de Novembro, Zenailma Costa de Oliveira.

As atividades realizadas em sala de aula despertam o interesse pela leitura e também um “sentimento de capacidade, de poder fazer mais. Estamos atingindo o nosso objetivo. Cada dia que passa é uma vitória tanto deles quanto nossa”,comemora Zenailma.

Fonte: PMFS

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