Mais mobilidade e beleza com ruas compartilhadas no centro

Vias compartilhadas propõem resgate da função pública das vias

Diversas vias do Centro de Feira de Santana estão sendo transformadas em modernas ruas compartilhadas ou ‘ruas de pedestre’. O novo conceito de planejamento urbano, conhecido também como ‘piso compartilhado’, estabelece a compreensão da rua como um espaço público e não como mero lugar de passagem. 

As vias, após serem revitalizadas, asseguram mobilidade ativa com a circulação integrada de pessoas, automóveis e bicicletas se adaptando ao ritmo de quem transita a pé. 

Ao retirar as demarcações, desníveis e faixas, os pedestres ficam mais atentos e os veículos, obrigatoriamente, trafegarão com velocidade mais baixa, reduzindo o número de acidentes.

O diretor de Planejamento Urbano da Seplan (Secretaria de Planejamento), Wagner Souza, explica que as ruas compartilhadas do Projeto Novo Centro possuirão uma única superfície [sem desnível entre rua e calçada] e piso tátil, favorecendo a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Nesta primeira etapa, o pacote de intervenções da Prefeitura de Feira contempla as ruas Sales Barbosa, Capitão França, Libânio de Moraes, Vitorino Gouveia, Pedro Francelino, Leonardo Borges – no trecho entre a Marechal Deodoro e a avenida Senhor dos Passos – Remédios Monteiro, rua 10 de Junho, General Pedra, General Osório, Coronel João Mendes e a travessa Sales Barbosa. 

“O intuito é devolver os espaços públicos ao cidadão, eliminando a segregação entre carros e pedestres”, explica Wagner, ressaltando que o cidadão ganhará uma área central do município mais agradável e organizada.

No cronograma de obras da segunda etapa, o novo conceito de vias partilhadas contemplará a 18 de setembro, 24 de maio, Artur Cordeiro, Intendente Freire e Leonardo Borges, no trecho entre a Marechal e a 7 de setembro que também será revitalizada.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *