Massa de ar quente e seco aumenta as temperaturas e diminui as chuvas na Bahia

As condições do tempo previstas na Bahia para os próximos dias, incluindo o último fim de semana de janeiro, devem ter mudanças significativas, principalmente, em relação às chuvas. Com a volta da massa de ar quente e seco, a Zona de Convergência do Atlântico Sul continua enfraquecendo, o que resulta na redução da nebulosidade e, consequentemente, das chuvas em grande parte do estado.
Mesmo com a zona de convergência perdendo força, esse sistema ainda deve influenciar o tempo nesse período em algumas regiões do estado, a exemplo do oeste e São Francisco, onde o predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas.
Como as temperaturas permanecem elevadas (com máximas de até 36°C), não se descarta a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas, sobretudo, no fim da tarde e durante a noite (típicos do verão). Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), esse sistema meteorológico é um dos responsáveis por trazer umidade da região Amazônica, podendo intensificar as chuvas nessas áreas do estado.
Para as demais regiões, onde a massa de ar quente e seco deve atuar com mais intensidade, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas. No entanto, as maiores chances de que essas chuvas ocorram são para as regiões norte, Chapada Diamantina, sudoeste e sul.
A volta dessa massa de ar também contribui para elevar as temperaturas em algumas regiões, como no norte e nordeste, onde as máximas podem chegar aos 36°C. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o céu prevalece parcialmente nublado a claro, as temperaturas devem se manter elevadas, com valores variando entre 24°C e 32°C.
Maré
Para o período entre sexta-feira (29) e domingo (31), a maré deve atingir a altura máxima entre as 6h30 e as 9h30 e entre as 18h30 e as 21h30, com valores variando de 1,5 a 2,3 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 0h30 e as 3h30 e entre as 12h30 e as 15h30, com valores variando de 0,4 a 1,1 metro. As ondas previstas para esse período devem ter agitação fraca, com altura máxima em torno de 1,5 metro.
Radiação ultravioleta
Uma das características do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para o período entre sexta (29) e domingo (31), quando os índices devem variar de 13 a 14.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes índices estão classificados na categoria ‘Extrema’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.
 
Fonte: Ascom/Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *