Massa de ar quente e seco perde força e permite volta das chuvas

Para os próximos dias, incluindo sábado (5) e domingo (6), estão previstas algumas mudanças nas condições do tempo na Bahia. Além da massa de ar quente e seco perder força, uma frente fria que está sobre o sudeste brasileiro, somada à umidade vinda da Amazônia e do Oceano Atlântico, favorecem o aumento da nebulosidade e, consequentemente, das chances de ocorrer chuvas no estado.
Na faixa centro-oeste e norte, a combinação da frente fria com a umidade vinda da Amazônia deixa o céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Tal condição, aliada às altas temperaturas (com máximas variando entre 34°C e 37°C), pode contribuir para a intensificação das chuvas, sobretudo no oeste e São Francisco, onde não se descarta as chances de trovoadas.
Já na faixa centro-leste, apesar de ainda estar sob a influência da massa de ar, a umidade vinda do Oceano Atlântico deve contribuir para o aumento da nebulosidade, deixando o céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e passageiras. As temperaturas permanecem elevadas nessa faixa, com máximas podendo atingir os 36°C (no nordeste), o que aumenta as chances de chuvas.
Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), na cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas seguem elevadas (com mínimas de 22°C e máximas de 33°C), a previsão é de céu parcialmente nublado e ocorrência de chuvas fracas, também decorrentes da umidade vinda do Oceano.
Maré
Entre sexta-feira (4) e domingo (6), a maré deve atingir a altura máxima no período entre 0h e 2h e entre as 12h e as 14h, com valores variando de 1,5 e 2,7 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 6h e 8h e entre as 18h e as 20h, com valores variando de 0,2 a 0,9 metro. As ondas previstas para esse período devem ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,0 metro.
Radiação 
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para este fim de semana devem variar de 13 a 14. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses índices estão classificados na categoria ‘Extrema’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.

Fonte: Ascom/Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *