Medidas fiscais são importantes para economia, diz BC

Presidente da instituição, Ilan Goldfajn, explica a senadores a importância de reforçar as condições fiscais do País

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, defendeu, no Senado, as medidas fiscais que o governo têm adotado para recuperar a atividade econômica. Na visão dele, elas são determinantes também para a retomada da confiança, um fator essencial para o País crescer.

Ele participou, nesta terça-feira (4), de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde argumentou que é fundamental perseverar a confiança nos ajustes e nas reformas para reduzir as incertezas.

Para levar o País a um crescimento sustentável e para um cenário de inflação baixa e estável no futuro, Goldfajn argumentou que é preciso reforçar o que ele chamou de “arcabouço de política econômica”.

“Refiro-me especificamente ao conhecido tripé macroeconômico formado por responsabilidade fiscal, controle da inflação e regime de câmbio flutuante”, explicou aos senadores.

Medidas econômicas

O presidente do BC ainda afirmou que os ajustes e as reformas com o objetivo de fortalecer as contas públicas são importantes para resgatar a confiança dos agentes econômicos. “Essa tarefa é árdua e exige trabalho contínuo”, ponderou.

“São também necessárias reformas que aumentem a produtividade”, defendeu. “Precisamos avançar em uma ampla agenda de mudanças e reformas estruturais destinadas a fomentar a produtividade e a impulsar o crescimento econômico de longo prazo”, afirmou o presidente do BC.

Projetos de infraestrutura

Ele explicou que o investimento em infraestrutura tem papel relevante na busca da eficiência. Para Goldfajn, esses investimentos têm efeito multiplicador porque, ao reduzirem custos e riscos das atividades produtivas, aumentam o retorno esperado dos outros investimentos na economia.

Segundo o presidente do BC, o resultado de elevar o nível de investimentos é aumentar o potencial de crescimento no longo prazo. “Essas iniciativas são necessárias para a recuperação econômica e para alcançar inflação baixa e estável. É fundamental criar as condições para o crescimento em bases sustentáveis”, argumentou.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *