Minha Casa, Minha Vida beneficia mais de 68 mil baianos em 2015

O sonho da casa própria tornou-se realidade para mais de 68 mil baianos este ano. Sob a coordenação da Superintendência de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), foram entregues, em todo estado, 17 mil unidades residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), referentes a 45 empreendimentos. “É o reconhecimento de um trabalho bem feito, que integra todas as esferas de Governo e a Caixa Econômica Federal, gestora dos recursos, em prol da população carente, garantindo mais dignidade e qualidade de vida”, destacou o secretário Carlos Martins.
Em 2015, foram contratadas mais de 4,6 mil novas unidades habitacionais pelo MCMV, enquanto 22 mil foram concluídas, abrangendo 58 municípios. Em outras 246 cidades, mais de 9 mil casas tiveram obras reiniciadas e outras 3.274 foram concluídas, referentes a outros programas habitacionais do governo federal, capitaneados pela Sedur, a exemplo do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH).
Também foram entregues mais de 1,4 mil títulos de posse em todo Estado, com perspectiva de entrega de outros 2.225 na Região Metropolitana, até o início de 2016. “O saldo do ano é extremamente positivo, considerando que muitas obras paralisadas foram reiniciadas, então houve uma forte retomada”, afirmou a superintendente de Habitação, Adalva Tonhá.
A gestora destacou a atuação da Secretaria na capacitação técnica junto aos municípios baianos – hoje, a Sedur já atende a 114 cidades e a perspectiva é de ampliar este número em 2016. “O fortalecimento da articulação com os municípios leva ao entendimento de um trabalho conjunto para caracterização de prioridades, do ponto de vista técnico, para um atendimento direcionado da demanda. A capacitação também serve para fortalecer os municípios do ponto de vista da gestão, para direcionar o tipo dos novos empreendimentos contratados e gerenciar melhor os que já foram concluídos”, pontuou.
Pódio
A Bahia é o estado que mais se destacou no programa Minha Casa, Minha Vida 1 e 2, como o que mais contratou e executou habitações desde o seu lançamento, em 2009. Foram mais de 188 mil unidades habitacionais contratadas com foco na Faixa 1, de menor poder aquisitivo (famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil), das quais, mais de 163 mil para municípios acima de 50 mil habitantes, onde a demanda é maior.
Desde que o Programa foi lançado, já foram concluídas e entregues mais de 101,5 mil unidades habitacionais em território baiano, beneficiando mais de 406 mil pessoas.  O Estado ainda conta com outros 55 mil imóveis em execução.
 
Fonte: Ascom/Sedur
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *