Mudas de umbu gigante são distribuídas para agricultores da zona rural

Pequenos agricultores de Feira de Santana passam a ter uma nova fonte de renda. Além das culturas de milho e feijão, eles, agora, estão inseridos no plantio do umbu gigante. A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos deu início a distribuição das mudas, nesta sexta-feira, 19, nos povoados de Malhada Grande e Calandro, em Tiquaruçu.
Também serão beneficiados os distritos de Bonfim de Feira, Matinha, Ipuaçu e Jaguara. Todas essas localidades estão localizadas no semiárido, onde o fruto melhor se adapta. Para proteger as mudas, o Governo Municipal também está distribuindo arame farpado. Daqui a aproximadamente dois anos, os pés começarão as primeiras floradas.
A distribuição das mudas representa o fortalecimento da cultura frutífera no município. “É um incentivo ao pequeno agricultor para que ele possa ter uma fonte de renda durante todo o ano”, afirma o secretário da pasta, Wellington Andrade. Para proteger as mudas, os agricultores receberam arame farpado.
Conforme Wellington, essa é uma espécie nativa e que resiste a períodos de estiagem. “Os frutos são generosos e são recomendados para a produção de geleias, compotas e sucos. Para ser processado, o umbu gigante é o melhor”, orienta. Alguns deles chegam a pesar 150 gramas, enquanto que uma fruta comum não passa de 20 gramas.
O prefeito José Ronaldo acompanhou a distribuição e observou que as mulheres estão cada vez mais atuantes na zona rural. “Daqui a alguns anos poderão produzir geleias, compotas ou sucos para serem destinados à merenda escolar e também aos projetos que são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social”, afirmou.
Segundo o prefeito, Feira é a única cidade no nordeste que compra produtos da agricultura familiar para destiná-los aos trabalhos sociais. Um investimento anual de R$ 2 milhões. Receberam as mudas, agricultores que possuem o Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP).
A aposentada Nadijamesse Cerqueira Lima já produz doces do umbuzeiro da sua pequena propriedade. Ela espera aumentar a sua produção quando começar a colher os primeiro frutos do umbu gigante. “É uma iniciativa ótima, que traz a oportunidade para quem mora na zona rural ter mais uma fonte de renda”.
O projeto oferece capacitações e orientações técnicas, como os cuidados com o plantio e o manejo. A iniciativa tem a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA). O engenheiro agrônomo  Joedilson Freitas, da Seagri, também acompanhou a distribuição.
Fonte: Prefeitura municipal de Feira de Santana.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *