Novos canais de comunicação com a OGE ampliam atendimento

Em 2015, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), órgão vinculado à Secretaria de Comunicação (Secom), recebeu mais de 48 mil manifestações através dos diferentes canais de comunicação. Este ano, até 12 de dezembro, já haviam sido registradas 117 mil manifestações, entre elogios, reclamações, pedidos de informações, solicitações e denúncias. Um aumento de 141%. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (14), durante o último encontro da Rede Especializada de Ouvidorias deste ano, realizado no Auditório da Central de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Cerca de 98% das manifestações foram atendidas. De acordo com o ouvidor geral do Estado, José Maria Dutra, um conjunto de fatores contribuiu para que a OGE, ampliasse o número de atendimentos aos cidadãos, entre eles, a inclusão da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) na rede. “O Planserv entrou no sistema este ano e isso aumentou o número de manifestações. Mas não só por isso. A Ouvidoria tem feito um trabalho grande de ir para os bairros de Salvador e ao interior, divulgando aos cidadãos a oportunidade de se manifestar em relação aos serviços prestados pelo governo nas diversas localidades”, afirma.

Em 2016, o projeto Ouvidoria nos Bairros realizou atendimentos em 15 localidades que pertencem à capital baiana, como Alto de Coutos, Nordeste de Amaralina, Castelo Branco, Bairro da Paz, Valéria, Itapuã, Sussuarana, Ilha dos Frades, Ilha Bom Jesus dos Passos, Engomadeira, Cajazeiras, Pirajá, Liberdade, Periperi e Pau da Lima. A previsão é ampliar a iniciativa em 2017.

Dutra explicou que o encontro da Rede Especializada de Ouvidorias é realizado duas vezes ao ano com o intuito de agregar e articular as ouvidorias dos diversos órgãos de todas as secretarias. “Cada secretaria tem um sistema de ouvidoria. São 187 pontos de ouvidoria, justamente, para que as pessoas possam se manifestar. No próximo ano, vamos avançar na formação. Estamos padronizando o sistema de ouvidorias para o aperfeiçoamento da gestão. As manifestações relacionadas a um determinado serviço servem para que possamos aperfeiçoá-lo”.

Para manifestar, basta entrar em contato com a OGE por meio do telefone 0800 284 0011. O órgão dispõe ainda de um site, e está presente nos postos itinerantes do SAC Móvel e nas redes sociais como o Twitter  e Facebook. O WhatsApp (71 99911-7631) é o mais novo canal de comunicação disponível aos cidadãos.

Além das secretarias estaduais, outros órgãos da administração pública também compõem a rede especializada. O ouvidor da Secretaria da Educação do Estado, Francisco Neto explicou que “além da ouvidoria sede, que fica no SAC Educação, localizado no Comércio, temos ouvidorias nas quatro universidades. Cada núcleo regional tem um técnico da Ouvidoria, que responde às demandas, apura e fornece os elementos para que possamos responder ao cidadão. As ouvidorias atuam em conjunto buscando, principalmente, fortalecer a participação do cidadão, o controle social e, ao mesmo tempo, ser instrumento de gestão para aprimorar os serviços públicos que a gente oferece”.

O ouvidor da Polícia Militar da Bahia, Major Everaldo Maciel, conta que diversas ouvidorias formam a rede da PM no estado. De acordo com ele, trata-se de uma grande ferramenta de gestão, que auxilia no controle social, subsidia os diversos escalões da corporação nos níveis estratégico, técnico e tático com informações que facilitam a tomada de decisão. “Temos ouvidorias em todos os grandes comandos e, na capital, além dos comandos, temos nas companhias independentes e bases comunitárias”.
O coral formado por servidores da Secom se apresentou na abertura do encontro sob a regência do maestro Marco Carvalho.

Fonte: Ascom.ba

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