Oficinas do MAM abrem inscrições no dia 15 de julho

As inscrições para as Oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) começam a partir de 15 de julho. São cursos de desenho artístico, pintura, cerâmica, litografia, modelagem, xilogravura e serigrafia, ministrados por artistas e profissionais com mais de 30 anos de trajetória. O MAM é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), que administra ainda o Palacete das Artes (Graça), Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória), Passeio Público e Palácio da Aclamação (Campo Grande), dentre outros espaços na capital e interior.

“É importante a antecedência da divulgação para que os interessados saibam detalhes e tirem dúvidas, já que mais de 2,7 mil pessoas procuraram as Oficinas do MAM no primeiro semestre (2017)”, alerta o coordenador Renato Fonseca. Ex-alunos das oficinas elogiam o projeto que atende a qualquer interessado. “Vim para a oficina de pintura, pois queria aprender novas técnicas. É perfeita a forma como o MAM abre as portas para receber várias pessoas, isso mostra que a arte de um modo geral é democrática, aberta para qualquer um que tem interesse e afinidade com ela”, comemora o ex-aluno, George Santos, de 28 anos.

Para outro ex-aluno, Guilherme Almeida, 17 anos, a surpresa também foi conhecer o local. “Quando descobri o curso na internet, cheguei nesse lugar e me apaixonei”, afirma ele. Já Andressa Munique, 24 anos, diz que sempre acompanhou as Oficinas do MAM. “Sou artista grafiteira e já participei das oficinas algumas vezes. Também acompanho a página do MAM no facebook em busca de novos cursos. É bonito ver o museu em movimento, cumprindo seu papel de manter a história, arte e memória”, celebra Andressa.

Política pública

As Oficinas do MAM integram as políticas públicas do Ipac em benefício dos museus. Exposições locais e nacionais, cursos, oficinas, seminários, cinema, palestras e projetos artístico-culturais completam essa agenda. Outra ação é a campanha anual #MusEuCurto do Instituto, iniciada em 2015, que aumentou em 60% a frequência nos museus. Além disso, o Passeio Público – museu à céu aberto – foi reaberto, e realizados eventos como ‘O lugar do Museu’, com o Goethe Institut, que reuniu especialistas locais, nacionais e internacionais, e a Jornada Pedagógica de Museus.

Todos os anos, os museus do Ipac participam ainda das campanhas nacionais da Semana de Museus (maio), Primavera de Museus (setembro) e da internacional #MuseumSelfieDay (janeiro).

Fonte: Ascom/Ipac

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *