Ordem e segurança foram recuperadas no ES, diz Jungmann

Em entrevista coletiva, ministro da Defesa afirmou que a segurança no estado está sendo restabelecida e que escolas e comércio voltam a funcionar nesta segunda (13)

O presidente Michel Temer realizou reunião, na tarde deste domingo (12), no Palácio do Jaburu, para avaliação do restabelecimento da segurança pública no Espírito Santo. Em entrevista coletiva após o encontro, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que a situação no estado está voltando à normalidade.

“No que diz respeito à ordem e segurança pública, ela se encontra recuperada, resgatada, a grande Vitória hoje está levando uma vida mais tranquila. Amanhã as escolas estarão funcionando, o comércio abre, como já abriu no sábado o sistema de transporte coletivo também deverá funcionar normalmente”, declarou.

Jungmann afirmou que a ordem do presidente de recuperar a segurança na grande Vitória está sendo atendida. “Essa será a regra em qualquer tipo de alteração ou tentativa que se venha a fazer de quebrar a ordem e segurança pública. E que nós, de forma inflexível, utilizaremos todos os recursos disponíveis, constitucional e legalmente, para assegurar a vida, paz e tranquilidade, juntamente com os governos estaduais, que têm a mesma orientação”, disse.

E garantiu que a Força Nacional permanecerá no Estado pelo tempo que for necessário. “Nós permaneceremos no Espírito Santo todo o tempo que seja necessário, para que se garantam vidas, a paz, a tranquilidade, não só da grande Vitória, mas também do Espírito Santo.”

Sobre as negociações para o término da greve dos policiais militares, que já está em declínio, o ministro lembrou que esta é uma atribuição constitucional da esfera estadual e que já está sendo conduzida pelo governo do Espírito Santo.

Além de Jungmann, também participaram da reunião os ministros da Secretaria-Geral, Moreira Franco, do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, e o ministro interino da Justiça, José Levi do Amaral.

Apoio federal

O ministro ressaltou que o presidente Temer, ao receber a solicitação de apoio de intervenção das Forças Armadas, na manhã da última segunda-feira, atendeu o pedido e, às 17h do mesmo dia, as forças do 38º batalhão de infantaria já se encontravam nas ruas fazendo o policiamento.

“Após três dias, o contingente de 3.130 militares já estava realizando o policiamento ostensivo e repressivo na grande Vitória e em todo o Estado do Espírito Santo.

Fonte: Portal Planalto

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *