Orquestra formada por estudantes inova com releituras do reggae

Da inquietação e curiosidade de um jovem músico cachoeirano que desejava unir o reggae e a música clássica surgiu, no Recôncavo Baiano, a Orquestra Reggae de Cachoeira. O grupo formado por estudantes de colégios estaduais da região é coordenado e regido pelo maestro Flávio Santos e tem chamado atenção em suas apresentações.

Com a experiência de mais de 15 anos como músico da orquestra filarmônica da cidade, Flávio resolveu dar vida ao anseio reunindo jovens estudantes e os ensinando a tocar instrumentos de sopro, cordas e percussão, associando o trabalho com a orquestra à educação dos aprendizes. “Eles estudam muito. Para ler uma partitura, têm que saber matemática e física, por exemplo, então tem que ter disciplina”, explicou Flávio, que teve a ajuda de amigos para montar a orquestra.

Quem vê os 17 músicos em ação pode ouvir releitura de clássicos do reggae nacional e internacional. A atual baixista da orquestra, Riane Mascarenhas, entrou no grupo após ter aprendido gratuitamente a tocar o instrumento, ensinada pelo maestro.

“Além de aprender um instrumento que sempre sonhei [baixo], nós compartilhamos conhecimento todos os dias, as pessoas elogiam nossa música e isso é um incentivo para seguirmos”, disse a jovem moradora de Cachoeira.

Neste sábado (7), Riane e os companheiros da Orquestra Reggae de Cachoeira se apresentaram diante do governador Rui Costa e outras autoridades presentes na cidade no evento de reinauguração do Mercado Municipal.

Em 2014, o grupo foi um dos contemplados pelo Agitação Cultural, edital de Dinamização de Espaços Culturais, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e pôde realizar uma série de apresentações na cidade. Eles também recebem apoio da Fundação Hansen-Bahia e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

Fonte: Ascom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *