Orquestra Juvenil da Bahia apresenta no TCA repertório da Turnê Europa

A principal formação do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) irá se apresentar nas principais salas de concerto da Suíça, Itália e França, durante os meses de agosto e setembro. O público baiano terá a oportunidade de ouvir o repertório dos concertos na Europa, em primeira mão, nos dias 27 e 28 de julho e 23 de agosto, no Teatro Castro Alves, sempre às 20h, com ingressos a R$ 2 (meia) e R$ 4 (inteira).

Sob a regência de Ricardo Castro, diretor geral e fundador do Neojiba, a Juvenil da Bahia apresenta obras de compositores como Ravel, Saint-Säens, Stravinsky, Villa-Lobos, Tchaikovsky, Shostakovich e Beethoven. Participam como solista o pianista, Sérgio Escalera, e o trompetista da Orquestra Juvenil da Bahia e membro fundador do Neojiba, Helder Passinho Jr., além do maestro Ricardo Castro.

“Oferecer mais uma turnê internacional desse porte e dessa qualidade à jovens músicos é um motivo de orgulho para todos os que se dedicam ao programa Neojiba, desde 2007. Abrimos as portas do hemisfério norte para a juventude brasileira em 2010, quando realizamos a primeira turnê de uma sinfônica juvenil brasileira na Europa, e agora em 2016 essa sexta turnê internacional, totalmente financiada por nossos anfitriões, vem coroar nosso modelo de gestão, nossa missão, visão e valores”, destaca Ricardo Castro.

“A possibilidade de uma orquestra tocar o repertório de uma turnê no período imediatamente anterior à viagem – e na sua cidade, para seu público habitual – ajuda, sem dúvida alguma, no sucesso a ser alcançado. Ter a experiência de manter e tocar um extenso repertório, ter o feedback e o carinho do público, tudo isso é muito importante para cada integrante da orquestra. E, para a plateia, é uma oportunidade de ouvir peças fantásticas e contribuir para que a nossa Orquestra Juvenil da Bahia, mais uma vez, brilhe em importantes palcos estrangeiros”, afirmou o diretor musical do Neojiba, Eduardo Torres.

“Sergio Escalera é um jovem boliviano que chegou à minha classe de piano na Suíça em 2014. Ganhou importantes prêmios internacionais, já atuou como Global Leader da Youth Orchestra of the Americas e acaba de adquirir o título de Mestre com grande sucesso, sendo além disso o único pianista da instituição autorizado a cursar o Diploma de Solista em 2016 e 2017, o mais alto grau da instituição. É uma alegria ver o desenvolvimento de um jovem como ele.”, conta Ricardo Castro, sobre o solista convidado para os concertos de julho.

Repertório

Camille Saint-Saëns é um dos compositores presentes nos concertos preparatórios da Turnê Europa 2016. Entre as obras do francês, a Juvenil da Bahia executa Bacanal – dança do terceiro ato da ópera Sansão e Dalila – e O Carnaval dos Animais – peça para dois pianos e orquestra na qual diversos animais são representados musicalmente. Esta obra estreou na terça-feira de Carnaval de 1886, em Paris, para um grupo de amigos do compositor. Saint-Saëns não tinha a intenção de tocá-la em público, pois parodia compositores e interpretes da época. Da Marcha Real do Leão ao Cisne, dos Cangurus aos Fósseis, a obra faz uma crítica ao cenário musical parisiense do fim do século XIX.

O compositor e pianista francês, Maurice Ravel, também integra o repertório que a Juvenil da Bahia prepara para sua turnê internacional. Três décadas depois de Saint-Saëns, escreve o Concerto para Piano em Sol. Originalmente, o próprio compositor desejou nomear sua obra como Divertissement (numa tradução livre, diversão) por acreditar que “a música de um concerto deveria ser alegre e brilhante e não buscar ser profunda ou contar com efeitos dramáticos”. Nesta obra percebe-se a influência de Ravel pela vida agitada, versátil e turbulenta que experimentou durante a viagem pelos Estados Unidos anos antes.

No mesmo período, o brasileiro Heitor Villa-Lobos compõe os Choros N°6. “O clima, a cor, a temperatura, a luz, os pios dos pássaros, o perfume do capim melado entre as capoeiras e todos os elementos da natureza do sertão serviram de motivos de inspiração para essa obra que, no entanto, não representa nenhum aspecto objetivo nem tem sabor descritivo”, afirmou o compositor à época. Primeiro dos Choros escrito para orquestra, Villa-Lobos evoca a natureza do sertão e as cidades caipiras nesta obra.

A Orquestra Juvenil da Bahia também destaca as produções de três grandes compositores russos – Tchaikovsky, Stravinsky e Shostakovich – nos seus concertos preparatórios para a Turnê Europa 2016. A suíte de O Pássaro de Fogo, de Stravinsky, faz parte da composição de 1910, especialmente para ser apresentada como ballet pelos Ballets Russes, de Sergei Diaghilev, em Paris. Já o Concerto n°1 para Piano e Trompete foi descrito por Shostakovich como “o reflexo de uma época heroica, animada e cheia de alegria”. O concerto do dia 28 termina com a quarta sinfonia de Tchaikovsky, que recebe às vezes o apelido “Destino”.

Turnê 2016

Entre 26 de agosto e 13 de setembro de 2016, a Orquestra Juvenil da Bahia se apresenta em algumas das principais salas de concerto da Europa sob a regência de seu diretor artístico, Ricardo Castro, e em companhia de duas das maiores musicistas da atualidade: a pianista Martha Argerich e a violinista Midori Goto. Em seus nove anos de existência, essa é a sexta turnê no exterior realizada pela principal formação do programa Neojiba. É também a segunda turnê internacional com todas as despesas pagas por promotores internacionais – fato inédito para orquestras brasileiras.

Orquestra Juvenil da Bahia

Primeira formação do programa Neojiba, a Orquestra Juvenil da Bahia foi criada em 2007 e fez sua primeira apresentação pública no dia 20 de outubro daquele ano, no Teatro Castro Alves. Sob a direção artística de seu fundador, o maestro e pianista Ricardo Castro, a orquestra já realizou cerca de 200 apresentações para mais de 180 mil pessoas. Artistas como Martha Argerich, Midori Goto, Maxim Vengerov, Maria João Pires, Schlomo Mintz, Cesar Camargo Mariano e Orkestra Rumpilezz são alguns dos que já tocaram ao lado da formação.

Em 2010, a Orquestra Juvenil da Bahia realizou concertos em Londres, no Queen Elizabeth Hall, e em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, tornando-se a primeira orquestra jovem brasileira a apresentar-se na Europa. Já em 2011, a Juvenil foi citada pelo jornal inglês The Sunday Times como “orgulho do Brasil” e recebeu convites para mais concertos na Europa. As apresentações aconteceram no Royal Festival Hall de Londres, no Konzerthaus de Berlim, na abertura do Festival Young Euro Classic, e no Victoria Hall de Genebra. Em 2014, realizou duas turnês internacionais com 12 concertos em 11 cidades dos EUA e em 07 cidades europeias, tendo como solistas a legendária pianista Martha Argerich e o renomado pianista francês Jean-Yves Thibaudet.

Programa Neojiba

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o Neojiba tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O programa beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o Estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o gestor, educador, maestro e pianista Ricardo Castro.

Fonte: Ascom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *