Orquestra Sinfônica Neojiba de Feira, um projeto do Governo do Estado,
Nessa semana, através da Mersan, que é um grupo fortíssimo no comércio de Feira de Santana, especialmente no ramo de calçados, e graças ao empenho do seu comandante, Luizinho, que é, inclusive, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Orquestra Sinfônica Neojiba, de Feira, um projeto desenvolvido através do Governo do Estado, recebeu um apoio financeiro da Levi’s, fundamental para dar continuidade às atividades. Serão investidos no núcleo de Feira cerca de 80 mil reais, que atenderão às demandas da Orquestra.
O deputado estadual Zé Neto, ao comemorar a notícia, não deixou de frisar o apoio que deu desde o início para trazer a Orquestra para Feira. “Algumas pessoas sabem e outras não, mas eu sou um dos feirenses que mais sonhou, junto ao professor Eduardo, quem eu chamo de professor Eduardo Paz e Bem, em trazer o Neojiba para Feira de Santana. E com a ajuda do ex-governador (atual secretário de Desenvolvimento Econômico) Jaques Wagner e do meu querido amigo Cesar Lisboa, a época Secretário da Justiça, foi possível fazer com que Feira de Santana tivesse o primeiro núcleo, do interior, da Neojiba. De lá para cá é só alegria! Já estamos funcionando com a orquestra sinfônica de base, com as crianças, adolescentes e os jovens daqui do nosso município e da região; já existe um trabalho muito consistente nos bairros Cidade Nova, Campo Limpo, George Américo, expandindo para o bairro Rua Nova. O Neojiba é essa novidade maravilhosa, de um trabalho que vem sendo feito em Salvador e que nós só temos que nos alegrar e que agradecer, inclusive ao governador Rui Costa, por ter, à frente do Governo do Estado, dado continuidade ao projeto”, exclamou.
Em Salvador, a Orquestra Sinfônica Neojiba foi criada em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia e hoje já beneficia mais de 4.600 crianças, adolescentes e jovens. Seu principal objetivo, desde quando iniciado, é alcançar a integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música. No Brasil, o Neojiba é o primeiro programa governamental inspirado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado em 1975, sendo uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, comandada pelo secretário Carlos Martins. Na capital, sua gestão é realizada pelo Instituto de Ação Social pela Música – IASPM, entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social. O diretor fundador do Neojiba é o maestro e pianista Ricardo Castro.
Em Feira, o projeto foi criado em Julho de 2014, e é resultado da parceria com o Instituto Antônio Gasparini (IAG). Atende crianças, adolescentes e jovens, de 06 a 29 anos. “Eu não tenho outra coisa a fazer, senão agradecer em nome dos feirenses, da nossa comunidade e em nome do Governo do Estado, ao grupo Mersan e a Levi’s por esse espetacular apoio e também parabenizar, mais uma vez, ao Instituto Antônio Gasparini, em nome da presidente Caroline Abreu, e do professor Eduardo Paz e Bem, que, sem nenhuma dúvida, é um apaixonado pelo Neojiba e pela musicalidade dos jovens de nosso município”, finalizou Zé Neto.
Fonte: Ascom Zé Neto