Para Ipea, crise começa a perder fôlego

Melhora de indicadores de confiança começam a estimular retomada da economia. Setor externo tem colaborado

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou uma nova pesquisa nesta segunda-feira (27) que avalia que a crise começa a perder fôlego. Segundo o estudo, os primeiros sinais “deste possível início de recuperação cíclica têm se concentrado na indústria”.

Para o Ipea, o dólar mais forte frente ao real tem colaborado para a recuperação da indústria, principalmente dos segmentos de têxteis, calçados e madeira, que tem ganhando competitividade.

“Com base nos indicadores de comércio exterior, já se verifica uma melhora no volume de bens exportados em alguns setores cuja atividade exportadora é mais relevante”, avaliou o texto do instituto.

A pesquisa ainda diz que esse movimento de recuperação reflete, em parte, uma melhora nos os níveis de confiança dos empresários, sobretudo nos últimos meses.

“O desempenho da produção da indústria ainda apresenta-se volátil, mesmo com resultados positivos se tornando mais frequentes”, avaliou.

Investimentos em alta

De acordo com a pesquisa, o bom desempenho dos indicadores da construção civil e do consumo aparente de máquinas e equipamentos em abril indica que os investimentos tiveram um bom início de segundo trimestre, com alta de 2,8% em abril.

A pesquisa ainda cita os últimos dados referentes ao resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que apresentou retração de 0,3% no primeiro trimestre de 2016.

“Embora tenha sido a quinta retração consecutiva na margem, o resultado representou acentuada desaceleração no ritmo de queda verificado na média dos quatro períodos anteriores”, ponderou o estudo.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ipea.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *