Pela quarta vez, Secom promove encontro de fim de ano entre prefeito e comunicadores

Em sua quarta edição, a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) realizou o encontro de fim de ano, no último sábado, 23, entre o prefeito José Ronaldo, secretários e profissionais de imprensa de Feira de Santana.

Moderado pelo secretário Valdomiro Silva, gestor da pasta, o clima de debates e reflexões acerca do trabalho da categoria, além de relatos de experiências, envolveram temas como ‘Postura profissional em uma entrevista coletiva’, ‘A conquista da credibilidade’ e ‘A produção jornalística no rádio’.

Informações que facilitam o acesso a serviços públicos

“O rádio é fundamental para levar à comunidade as informações necessárias que facilite o acesso ao setor público”, pontuou o chefe da Divisão de Rádio da Prefeitura, Reny Alves, destacando a “boa produção” e o papel do comunicador no jogo de informação na sociedade.

Segundo o experiente radialista, o arquivamento das “sonoras” [entrevistas em áudio] de fontes oficiais são fundamentais para esclarecer diversas divergências e ajudar cada secretaria na resolução de assuntos acerca da gestão municipal. Diariamente, “a partir de 5h, o serviço de radioescuta acompanha 24 programas de emissoras locais de radiodifusão”, explicou Reny.

Após a mesa de palestrantes relembrar episódios e reportagens em Feira de Santana, bem como abordagens diferentes na rotina das pautas jornalísticas, o prefeito José Ronaldo “provocou a reflexão” dos comunicadores sobre a velocidade da cobertura noticiosa e fez uma síntese de pontos polêmicos da vida política feirense, a exemplo do projeto do Bus Rapid Transit (BRT) que traz design, serviços e infraestrutura especializados para melhorar a qualidade da mobilidade urbana na cidade.

Velocidade da notícia atualmente impressiona, diz prefeito

“A velocidade da notícia, hoje em dia, é algo que impressiona. Ela [a notícia] se renova pela manhã e, à tarde, tudo muda completamente”, pontuou o prefeito, aproveitando para desejar boas festas de fim de ano aos comunicadores. Em seguida, oportunamente, foi sabatinado por todos os players da comunicação a respeito de assuntos, principalmente ações da gestão e cenário eleitoral na Bahia, esquentando o bate-papo.

Dilton Coutinho abordou credibilidade em tempos de novas tecnologias

Coube ao âncora do programa Acorda Cidade, radialista Dilton Coutinho, relacionar aspectos da credibilidade jornalística em tempos de novas tecnologias digitais. Segundo Coutinho, para ser produtor na atualidade em meios de comunicação requer cautela redobrada e responsabilidade com o fato a ser noticiado.

“É preciso vestir a camisa da verdade e não podemos ter lado. Hoje a informação é dinâmica e o profissional precisa ter speed para compreender e acompanhar o relato jornalístico diante da quantidade de informações que recebemos dos diversos canais de comunicação”, explicou.

É preciso saber conduzir este momento”, diz Agnaldo Santos sobre coletiva

Um dos mais respeitados comunicadores da Bahia, radialista Agnaldo Santos, conhecido entre os colegas como “Categó”, abordou sobre aspectos da dinâmica de uma entrevista coletiva.

“Temos que nos preparar para este momento, desde a seleção de perguntas ao entrevistado até a postura profissional. É preciso saber conduzir este momento”, ressaltou Categó.

Valdomiro Silva destacou trabalho independente e criterioso da imprensa

O secretário Valdomiro Silva destacou o trabalho independente e criterioso da imprensa feirense ao longo do ano.

“Tenho admiração e respeito por todos os companheiros que sempre buscam a informação objetiva e de qualidade”, afirmou. Em seguida, diversos profissionais da mídia, radialistas e jornalistas, receberam a homenagem da Secom denominada “Faço parte dessa história”, e se confraternizaram com um coffee break servido após a solenidade de entrega das placas.

Além de membros da imprensa falada, escrita, televisada e digital, prestigiaram o evento também os secretários municipais Ozeny Moraes (Gestão e Convênios), Ildes Ferreira (Desenvolvimento Social), além do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Carneiro, o vereador Luis Augusto de Jesus (Lulinha) e o deputado estadual Carlos Geilson.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *