Pesquisa aborda perspectiva de estudantes em relação ao corpo

Professora da Rede Municipal de Ensino há 26 anos, a professora Fátima Suely Correia lança nesta quinta-feira, 21, o livro “O corpo no desenho de escolares”.

 

A obra apresenta o trabalho de dissertação de mestrado da professora, cuja pesquisa foi realizada na Escola Municipal Timóteo Ferreira da Silva, localizada no distrito de Maria Quitéria, onde ela atuou por 25 anos. O lançamento acontece no hall da reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana, às 16:00.

 

O livro aborda a perspectiva dos alunos do 5º ano em relação ao corpo humano através dos desenhos realizados por eles mesmos em sala de aula, analisando questões como estereótipos, retratação do ambiente em que o sujeito está inserido, entre outras diversas características.

 

“Muitas meninas fixam muito o pensamento na imagem das princesas, desenham garotas que se afastam da realidade delas; mesmo vivendo a vida toda na zona rural, nenhuma delas retratou o ser humano neste ambiente em seus desenhos”, destaca Fátima. “Além das análises, foi importante resgatar o hábito de desenhar, que muitas vezes se perde quando os estes estudantes vão crescendo”, afirma.

 

A professora mostrou-se satisfeita com o resultado. “Espero que esta tese de mestrado possa agora ser objeto de estudo de outros professores. Percebi que o desenho fala muito mais do que nós imaginamos”, avalia. Fátima atualmente trabalha na Praça CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, do bairro Cidade Nova.

Fonte: PMFS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *