Pesquisadores encontram vírus do zika na saliva de pernilongo

Um grupo de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou  que encontrou o vírus da zika nas glândulas salivares de mosquitos culex, popularmente conhecido como pernilongo, o que poderia ser um indício de que esta espécie também poderia transmitir a doença.
A bióloga Constância Ayres explicou que foi realizada uma experiência em laboratório com cerca de 200 mosquitos culex, mas advertiu que estes resultados não são conclusivos.
Ayres disse que “há uma grande probabilidade” de que o mosquito comum transmita o zika aos humanos, da mesma forma que também contagia outros arbovírus.
Os pesquisadores da Fiocruz estão capturando mosquitos comuns em seu habitat natural, em regiões afetadas pelo vírus, para identificar se o culex também leva o vírus na natureza.O estudo de campo deve durar de seis a oito meses até que a pesquisa possa ter um resultado final.
Até agora, considera-se que o mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor do zika, assim como de outras doenças como a dengue e a febre chikungunya.
A presença do culex nas zonas urbanas no Brasil supera em 20 vezes a do Aedes aegypti, segundo os pesquisadores.As informações são do Terra.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *