Planserv vai realocar recursos para otimizar atendimento aos beneficiários

Os recursos orçamentários da Assistência à Saúde dos Servidores Estaduais (Planserv) serão realocados. O objetivo da mudança, que contribuirá para a expansão do Planserv no interior, é atender melhor os beneficiários das nove macrorregiões do estado e dos 11 distritos sanitários de Salvador, já que os critérios de credenciamento passam a valorizar o número de beneficiários residentes em cada uma dessas localidades. Essa forma de redistribuição dos recursos destinados ao pagamento de consultas, procedimentos e internações, entre outros, está detalhada por região e, na capital, por distrito sanitário, nas portarias dos editais de credenciamento publicadas no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 1º de abril.

Para evitar a concentração de serviços de saúde credenciados ao Planserv em determinados polos e ampliar a rede no interior, os critérios de credenciamento de prestadores precisava mudar. Se antes o número de atendimentos por localidade era considerado, agora eles estão estabelecidos de acordo com o número de beneficiários por macrorregião, no caso dos municípios do interior do estado, e por distrito sanitário, na capital baiana. “Essa realocação visa atender as demandas dos beneficiários do Planserv em seus domicílios, evitando deslocamentos desnecessários e onerosos. A meta é atender melhor um número maior de beneficiários em todo o estado”, destacou a coordenadora geral do Planserv, Cristina Cardoso.

Segundo a gestora, este remanejamento servirá também como mecanismo de análise regionalizada do perfil dos usuários. “Ao identificar que em uma determinada região ou distrito há um grande número de beneficiários com mais de 60 anos de idade, por exemplo, podemos sugerir a implantação de um programa de saúde do idoso na localidade, para incentivar a prevenção de doenças nessa faixa etária”, disse. “Com esse tipo de ação, o Planserv legitima sua atuação como política pública no Estado da Bahia”, completou Cristina.

As alterações nas portarias dos editais de credenciamento de prestadores do Planserv foram propostas no âmbito do Projeto Padrão Assistencial Planserv (PAP), em andamento, que envolve “desde o mapeamento da rede credenciada e a avaliação de desempenho dos prestadores até a criação e implantação de uma política assistencial por nível de atenção, a fim de garantir a adequada disponibilidade de serviços nos diversos municípios do estado”, resumiu o coordenador de Relacionamento com Prestadores de Saúde do Planserv, Paulo Roberto Santana.

Fonte: Ascom/Planserv

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *