Polícia Federal faz apreensão histórica de madeira

Investigações levaram à divisa dos estados do Pará e do Amazonas

Operação apreendeu mais de 131 mil m³ de madeira em tora – Foto: Polícia Federal

APolícia Federal deflagrou, em conjunto com o Ministério Público Federal, a Operação Handroanthus GLO, que, até o momento, apreendeu mais de 131 mil m³ de madeira em tora na divisa dos estados do Pará e do Amazonas, o equivalente a 6.243 caminhões lotados de carga. Essa apreensão histórica faz parte das investigações ocorridas a partir de uma balsa retida no Rio Mamuru, em 15 de novembro deste ano, com aproximadamente 2.700 m³ de madeiras nativas do bioma amazônico.

Após a retenção dessa balsa, a Polícia Federal conseguiu conter mais 10 balsas e quatro empurradores que trafegavam pelo mesmo rio, com mais de 7.300 m³. No total já foram apreendidos por volta de 141 mil m³ de madeira em tora e 608 m³ de madeira serrada entre os dois estados do Norte. O valor médio do metro cúbico é de R$ 388,10, estimando um total de R$ 55 milhões em madeiras apreendidas.

A região amazônica vem sendo monitorada pela Polícia Federal por meio de imagens de satélite, capazes de identificar as áreas de exploração, bem como os locais de embarque e desembarque das cargas. Também são feitos sobrevoos para apontar as coordenadas geográficas exatas das madeiras extraídas ilegalmente.

A operação foi batizada de Handroanthus GLO por ser o nome científico do Ipê, a árvore mais cobiçada por organizações criminosas na Amazônia.


Com informações da Polícia FederalCategoriaJustiça e SegurançaTags: IpêAmazonasParáApreensão de madeiraPolícia Federal

CONTEÚDO RELACIONADO

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *