Prêmio Braskem de Teatro anuncia os destaques e homenageia os 50 anos do TCA

Os vencedores do Prêmio Braskem de Teatro serão conhecidos, nesta quarta-feira (19), às 20h, na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. A cerimônia, que revelará os destaques da cena teatral baiana em 2016, terá direção artística de Márcio Meirelles e irá homenagear os 50 anos do TCA, palco das principais manifestações culturais na Bahia. “O Teatro Castro Alves é a casa do Prêmio Braskem de Teatro desde sua primeira edição, por isso nada mais justo do que homenageá-lo no momento em que celebramos os 50 anos de sua inauguração”, explica Hélio Tourinho, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

A edificação, que é considerada uma das mais emblemáticas da arquitetura moderna do estado, foi inaugurada em 1957, fruto do trabalho do arquiteto Bina Fonyat. A cerimônia de premiação irá girar em torno da história destes 50 anos e da função do Teatro Castro Alves para a Bahia. “Vamos falar da inauguração, do incêndio e do que o teatro abriga em si, das pessoas que atuam, que trabalham e que criam narrativas”, destaca Márcio Meirelles. “Será um espetáculo sensorial e imersivo, quase uma instalação audiovisual com música, elementos cênicos e de outras línguas, que as vezes estarão superpostas”, afirma o diretor artístico do evento.

O Prêmio Braskem de Teatro destaca anualmente as melhores produções em oito categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto-Juvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial. De 1º de abril a 18 de dezembro de 2016, foram avaliadas 53 peças teatrais baianas consideradas profissionais e inéditas, que estiveram em cartaz em Salvador neste período.

A premiação é uma realização da Caderno 2 Produções e patrocinada pela Braskem e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Pelo segundo ano, a produção teatral baiana também será reconhecida com a eleição do Espetáculo do Interior. Os cinco concorrentes desta categoria foram escolhidos durante a realização do 2º Polo Teatral – Festival de Teatro do Interior da Bahia, ocorrido entre de 14 de fevereiro a 19 de março, nas cidades de Itabuna, Juazeiro e Feira de Santana.

O júri – Integraram a Comissão Julgadora desta 24ª edição do Prêmio Braskem de Teatro: Bertho Filho, ator, diretor teatral e dramaturgo; Gordo Neto, ator, diretor teatral e autor; Hilda Nascimento, diretora teatral, preparadora corporal e educadora; Jackson Costa, ator e apresentador e Kátia Borges, jornalista e doutoranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além do troféu, os vencedores das categorias Espetáculo Adulto e Espetáculo Infantojuvenil receberão um prêmio no valor bruto de R$ 30 mil cada, enquanto os demais vencedores serão contemplados com um prêmio no valor bruto de R$ 5 mil cada.

Confira mais detalhes no site da Secult.

Fonte: Secom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *