Professores participam de formação para aprimorar atendimento a alunos cegos

Professores, coordenadores pedagógicos e estudantes da rede estadual estão participando da I Jornada de Formação da Educação Inclusiva – A Cultura e a Pedagogia da pessoa com deficiência visual, desta segunda (21) a sexta-feira (25), na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, em Salvador. A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado, por meio do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), com o objetivo de aprimorar a atuação destes profissionais no atendimento a estudantes cegos ou com baixa visão.
A formação do sistema Braille é o pontapé inicial da jornada, desenvolvida em parceria com a Biblioteca Pública e o Instituto Anísio Teixeira (IAT). O segundo momento do evento será realizado entre os dias 11 e 15 de setembro, sobre ‘Orientação e Mobilidade para pessoas com Deficiência Visual’, com 20 horas/aula.
A terceira capacitação será sobre ‘Atendimento Educacional Especializado do Aluno com Deficiência Visual’, com 120 horas/aula. A programação contempla ainda o Festival das Artes para pessoas com deficiência visual, que vai acontecer na Biblioteca Central, no dia 13 de setembro, das 14h às 18h, quando os estudantes apresentarão as suas diversas habilidades artísticas e culturais, por meio de projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, a exemplo do Artes Visuais Estudantis (AVE).
Estudante do Colégio Estadual Duque de Caxias, Mateus Oliveira destacou a necessidade de difusão da Educação Inclusiva. “Sou cego de nascença e, hoje, estou concluindo o Ensino Médio. Vejo que a questão da inclusão já melhorou muito, mas muito tem que melhorar ainda. Mas acredito que a inclusão, primeiramente, tem que começar dentro de nós”, afirmou o representante do Colegiado do CAP. Técnicos da Biblioteca Pública do Estado também participam da jornada.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *