Projeto Guias e Monitores vai realizar receptivo especial aos turistas

Com a previsão de receber de 5% a 7% mais turistas do que no Carnaval de 2015, quando foram contabilizados 520 mil visitantes, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) inicia, no dia 4 de fevereiro, o receptivo especial aos foliões que vão se divertir em Salvador. Este ano, o Projeto Guias e Monitores envolve 244 profissionais qualificados para atender e fornecer informações turísticas, em até oito idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês, russo, japonês e a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com o titular da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Nelson Pelegrino, o projeto faz parte de um conjunto de ações para receber bem brasileiros e estrangeiros durante o Carnaval. “É um projeto vitorioso que, só no ano passado, atendeu a mais de 130 mil visitantes. A atuação [dos Guias e Monitores] é alinhada com o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) e o call center Disque Bahia Turismo. Além disso, fazemos uma pesquisa para subsidiar ações futuras”.

A operação, que segue até a madrugada da Quarta-feira de Cinzas (11), contempla os principais portões de entrada da capital baiana como aeroporto (24h), rodoviária (6h à zero hora) e terminal náutico (8h às 18h). Hotéis e pontos estratégicos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) também terão profissionais do projeto.

Navios de cruzeiro

Na segunda-feira de folia (9), os Guias e Monitores recebem no Porto de Salvador turistas vindos em quatro navios de cruzeiro, que estarão atracados no cais da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Aproximadamente 12 mil passageiros vão ser recebidos com repertório de Carnaval do Rixô Elétrico, veículo movido a pedaladas da banda do maestro Fred Menendez.

Além de atendimento móvel dos Guias e Monitores, 11 postos de informação turística (PITs) funcionarão em locais de ampla circulação dos foliões, como a Avenida Adhemar de Barros, em Ondina; o Campo Grande; a Praça Castro Alves; o Terminal Náutico, no Comércio; e a Praça Municipal.

O Pelourinho terá atenção especial, com reforço dos Guias e Monitores no Serviço de Atendimento ao Turista, na Rua das Laranjeiras, das 9h à zero hora. Já a Delegacia de Apoio ao Turista (Deltur) recebe integrantes do projeto das 11h às 23h.

Ação no interior

Destinos importantes no turismo da Bahia, a exemplo Praia do Forte, no Litoral Norte, e Porto Seguro, município localizado no extremo sul, também terão a ação dos Guias e Monitores, que irão prestar informações sobre as festas e os atrativos locais.

O investimento da Setur, na operação Guias e Monitores, é de R$ 950 mil e inclui mais uma edição do projeto no período dos jogos das Olimpíadas 2016, em Salvador, no próximo mês de agosto. Confira mais informações da folia no site Carnaval da Bahia http://carnaval.bahia.com.br/.

Fonte: Ascom/Secretaria do Turismo do Estado (Setur)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *