Projeto promove cidadania por meio da leitura em Ibicaraí

Os estudantes do 8º ano do Colégio Estadual Eduardo Spínola, em Ibicaraí, litoral sul baiano, estão realizando uma ação de promoção da cidadania por meio do projeto ‘Leitura Prazerosa e Voluntária’. A iniciativa consiste na arrecadação de livros e revistas que são disponibilizados na ‘Geladeiroteca’ e emprestados aos alunos interessados. A prática, além de incentivar a leitura, promove valores que incluem a responsabilidade de conservação e devolução dos livros à unidade.

Segundo a professora e coordenadora do projeto, Gilcácia Leôncio, a ideia partiu dos próprios estudantes, porque já tinha sido realizado um projeto com a ‘Geladeiroteca’, que estava parada. “Eles decidiram resgatá-lo, reformando a geladeira e arrecadando livros e revistas via doações. Estamos há algumas semanas com as atividades e temos uma ampla participação de todos, principalmente dos alunos do 8º ano, que fazem a organização dos empréstimos”.

Geladeiroteca
O projeto ‘Leitura Prazerosa e Voluntária’ é desenvolvido pelo alunos do 8° ano
(Foto: Divulgação/Educação)

Gilcácia destaca também que a ação tem o objetivo de promover valores que envolvam noções de cidadania. “Temos um controle para o empréstimo dos livros, mas não existe um rigor na entrega, nem punição. Orientamos para a importância na conservação dos livros e a sua devolução, no intuito que os estudantes adquiram uma prática de respeito e honestidade”.

Para aluna Maira Scher, 13 anos, o projeto “é uma forma de incentivar a leitura dos colegas e mostrar que os livros podem contribuir para o nosso conhecimento e o aprendizado dentro da sala de aula. Outro aspecto é o trabalho em grupo realizado pela turma que, além de organizar todo o material, faz indicações de leituras recomendadas para cada idade”.

Inamara Barbosa, 14, afirma que o projeto ajudou a criar um maior apreço pela leitura. “Confesso que não tinha muito o hábito de ler, mas a participação me animou a buscar a literatura como parte integral da minha formação. Esperamos dar continuidade ao projeto mobilizando ainda mais colegas a participarem com doações e adquirindo os livros para leitura”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *