Quais os benefícios do silêncio para o aprendizado e a carreira?

Entenda como a quietude é importante na qualidade e lucidez das tomadas de decisões da vida profissional e pessoal.

Em tempos tecnológicos, com despertadores, superconexão e poluição sonora nas ruas, o silêncio ganha status de ‘necessidade’ (Crédito: Unsplash)

07 de maio comemorou-se o Dia Nacional do Silencio, data que nos instiga a fazer algumas reflexões: Você se lembra da última vez que ficou em um ambiente silencioso? Ou que você mesmo ficou sem emitir nenhum ruído, sem falar, apenas em estado de quietude? O silêncio faz as pessoas pensarem melhor e conseguirem se conectar consigo mesmas, por isso que todos devem se preocupar com a poluição sonora e todos os males que ela carrega.

Na maioria dos estados brasileiros, existe uma lei do silêncio que é regulamentada pelos órgãos municipais, de acordo com o Código Civil. No período diurno (ou seja, das 7 às 19h), é permitido o limite de até 70 decibéis. No período vespertino (das 19 às 22 horas), o limite é de 60 decibéis. Por fim, durante a noite (das 22h até às 7h), o máximo é de 50. A lei preza pela harmonia.

Quando essa preocupação de diminuir a poluição sonora chega no âmbito corporativo, o silêncio se torna um instrumento de autoconhecimento e progresso. As pessoas, principalmente no ambiente de trabalho, estão tão desconectadas com momentos silenciosos que às vezes ficam desconfortáveis quando não há barulho algum. Sintomas como de insônia, estresse e perda de audição, podem gerar consequências como depressão, aumento da pressão arterial, dores de cabeça e até estimular comportamentos agressivos a uma pessoa.

“No dia a dia, as pessoas passam por muitos estímulos sonoros, principalmente pelo uso da internet em excesso e da hiperconexão. Quando elas possuem um momento de silêncio, conseguem ter ideias, estudam melhor, pensam no futuro e nas relações que possuem, conseguem fixar melhor um propósito na cabeça e, sobretudo, se ouvir. Se ouvir para melhorar a comunicação, para ouvir melhor e, consequentemente, aprender mais”, explica Augusto Jimenez, psicólogo e diretor nacional da Minds idiomas.

Durante uma atividade de uma aula de idiomas, por exemplo, o silêncio é capaz de estimular o raciocínio, fazendo com que fluam memórias de aulas anteriores, a partir da concentração. A ausência do barulho, em alguns momentos, pode fortalecer o cérebro e a criatividade. O silêncio faz bem ao coração, à respiração, à memória, à aprendizagem e ao bem-estar.

No trabalho, o ambiente silencioso melhora a produtividade e estimula as pessoas a terem boas condutas no trabalho. Melhora a ter bom senso, uma vez que existem pessoas mais sérias ou mais reservadas, ajudam a identificar o melhor tom de voz para cada situação, a melhorar a qualidade da audição e a desenvolver a inteligência emocional.

Uma pesquisa feita pela Gensler (empresa global de design e arquitetura), mostrou que entre os entrevistados, 77% preferem trabalhar em um ambiente silencioso e 69% se dizem insatisfeitos com o barulho no ambiente de trabalho.

O silêncio ajuda a saber gerir as próprias emoções e garante uma postura profissional adequada e positiva. O silêncio cria um terreno mais propício para todas essas reflexões.

Sobre a Minds Idiomas

Com 15 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com mais de 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds acessando aqui!

*Fonte: Queissada Comunicação

Agência de RP & Digital Full Service

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *