Quem vai viajar para áreas de risco deve apresentar passagens para receber vacina

As unidades de saúde de Feira de Santana estão abastecidas com a vacina contra a febre amarela. O imunizante pode ser aplicado em crianças e adultos. Entretanto, a Vigilância Epidemiológica orienta que a vacinação ocorre de forma seletiva, de acordo com o calendário vacinal e para as pessoas que vão viajar para as áreas de risco.
A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, explica que é importante a colaboração da população. “A vacinação ocorre de forma seletiva, e os pacientes que forem viajar para as áreas afetadas devem ser vacinados com antecedência e estarem munidos das passagens que atestem a viagem”.
Outro ponto é a janela de imunização. O organismo começa a produzir anticorpos a partir do 11º dia depois de a pessoa ter sido vacinada. Por isso, quem estiver com viagem programada para áreas de ocorrência da doença deve tomar o imunizante vários dias antes do embarque.
De acordo com Kátia Ferraz, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Feira de Santana não fica  numa área onde a imunização é recomendada. Portanto a população não deve se preocupar. “Não há necessidade das pessoas correrem aos postos de saúde para se vacinarem”.
Fonte: PMFS
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *