Rede SAC é aprovada por 95% dos cidadãos

Uma pesquisa realizada com pouco mais de 5,7 mil cidadãos, no primeiro trimestre deste ano, apontou que a Rede SAC, composta por 34 unidades fixas na capital e no interior do estado, está amplamente aprovada pelos baianos, ao alcançar o índice de 95% de satisfação. Os usuários avaliaram itens como recepção, instalações e órgãos parceiros nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Individualmente, a unidade que registrou melhor avaliação do público foi o SAC Servidor, na Boca do Rio, que registrou índices superiores a 99% em todas as categorias. A pesquisa, desenvolvida pela Diretoria de Gestão da Qualidade do SAC, foi aplicada durante 41 dias, entre os meses de janeiro e março deste ano, em 16 postos de atendimento, incluindo um Ponto Cidadão, por meio de entrevistas com os usuários.

Rede SAC
O SAC Servidor, na Boca do Rio, registrou índices superiores a 99% em todas as categorias.
(Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)

“No quesito recepção, analisamos a qualidade do comportamento dos funcionários dos postos. Também avaliamos as instalações das unidades, a estrutura física, e o funcionamento dos órgãos parceiros”, explica a diretora de Gestão da Qualidade, Nilza Rios. A pesquisa, complementou ela, permite padronizar e melhorar os processos e métodos internos. “Desse modo, teremos mecanismos para aumentar a eficiência dos serviços prestados”.

Em comparação com pesquisa semelhante aplicada no ano passado, o trabalho desenvolvido pela Superintendência de Atendimento ao Cidadão identificou que houve um aumento de 19,7% no número de elogios aos serviços e uma redução de 13,5 no índice de reclamações. “De posse de dados como esses, temos como avaliar o impacto de nossas ações”, enfatiza a diretora.

Rede SAC
Pesquisa aplicada em 41 dias, foi realizada em 16 postos de atendimento, incluindo um Ponto Cidadão.
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

De acordo com o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes, a pesquisa realizada pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão segue a mesma diretriz do Conquali, o Conselho de Qualidade do Serviço Público, implementado com o propósito de avaliar a qualidade dos serviços públicos do Estado. “O nosso princípio é aperfeiçoar a prestação desses serviços, modernizando com gestão e qualidade”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *