Salvador e RMS têm 13 praias impróprias para banho

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informa que, das 37 praias avaliadas pelo órgão, nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, 13 estão impróprias para o banho.
O Inema chama atenção para que os banhistas evitem as praias de Periperi (na saída de acesso à praia), Penha (em frente à barraca do Valença), Bogari (em frente ao Colégio da Polícia Militar), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Roma (Rua Professor Roberto Correia), Canta Galo (Rua Agrário Menezes), Pituba (Rua Paraíba e atrás da Praça), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas), Patamares (em frente ao posto Salva Vidas) e Placafor (em frente ao posto Salva Vidas).
De acordo com resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas, em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli por 100 mililitros de água, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 ml de água.
Em períodos de chuva as praias podem ser contaminadas por detritos diversos levados das ruas para o mar por meio das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Fonte: Ascom/Inema
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *