Seminário no Hospital Roberto Santos discute odontologia hospitalar

Oferecer atualização para cirurgiões dentistas, técnicos em saúde bucal e auxiliares de saúde bucal é o propósito do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, ao promover nesta quarta-feira (25), no auditório do edifício anexo à instituição, o seminário ‘Odontologia Hospitalar no Processo do Cuidar’, organizado pela equipe de Odontologia Hospitalar, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e a Coordenação de Ensino e Pesquisa da unidade.

De acordo com a técnica em saúde bucal Sandra Regina Oliveira de Moraes, o seminário busca ampliar ainda a reflexão sobre a atuação dos profissionais da odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias, além de descrever o papel de cada um quando integrados a uma equipe multiprofissional. “A odontologia hospitalar compreende ações preventivas, diagnósticas, terapêuticas e paliativas em saúde bucal. O cirurgião-dentista e a equipe auxiliar atuam de acordo com as condutas previstas pela CCIH”.

No HGRS, os profissionais da odontologia atendem de forma sistemática nas UTIs, Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC), junto à pediatria, endocronologia e nefrologia, respondendo também às interconsultas dos demais setores do hospital. Em decorrência da capilaridade do serviço, surgiu a proposta do seminário.

“Considerando as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente do SUS [Sistema Único de Saúde], recurso estratégico para a gestão do trabalho e da educação na saúde, é oportuna a realização de atividades que possam subsidiar uma atuação mais qualificada e ampliada”, destaca a técnica do HGRS. Segundo ela, a expectativa e que sejam discutidos e elaborados protocolos assistenciais que aperfeiçoem e uniformizem o atendimento odontológico no ambiente hospitalar.

Fonte: Ascom/Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *