Servidores estaduais ganham plano de previdência complementar
Benefício estará à disposição a partir da data de autorização da aplicação do regulamento do plano pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc)
Tornar a previdência autossustentável e equilibrada, visto que o aumento na expectativa de vida da população vem impactando diretamente no crescimento gradual das despesas previdenciárias no atual modelo. Esse é o intuito principal da fundação do novo plano de previdência complementar, voltado aos servidores públicos do Estado da Bahia. A 1ª reunião serviu como marco para a implantação e aprovação do primeiro plano de benefícios. O encontro aconteceu na Secretaria da Administração da Bahia (Saeb), e teve a presença de 20 pessoas, entre membros dos conselhos fiscal e deliberativo.
O benefício estará à disposição dos servidores a partir da data de autorização da aplicação do regulamento do plano pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), e a adesão é facultativa. Para o chefe de gabinete da Saeb, Rodrigo Pimentel, a medida chega em um momento oportuno. “Estamos inaugurando uma nova era na previdência baiana. É uma postura corajosa e necessária do Governo do Estado, porém os louros dessa iniciativa só serão colhidos no futuro”, afirma.
O conselheiro fiscal do PrevBahia, David Carvalho, acredita também que a execução do novo plano vai reduzir o aporte do governo estadual para manter o regime atual. “Muitas vezes é preciso alocar verbas que seriam destinadas a outros fins para manter o plano atual, devido ao déficit no sistema previdenciário baiano”, aponta. Com o novo regime, o servidor poderá, inclusive, formatar e planejar o seu benefício de aposentadoria.
PrevBahia: A Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (PrevBahia) é uma entidade fechada de previdência complementar, assumindo a natureza de fundação estatal de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de autonomia administrativa, financeira, gerencial e patrimonial, vinculada à Saeb.
Fonte: Ascom.ba