Setre inicia certificação de 440 trabalhadores do Qualifica Bahia

A série de certificações de 440 trabalhadores qualificados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em 19 municípios baianos, teve início nesta sexta-feira (26) e segue até o mês de julho. Em solenidade realizada no bairro de Massaranduba, em Salvador, foram certificadas 20 mulheres no curso de cabeleireira pelo Programa Qualifica Bahia.
Marilene de Castro, moradora de Massaranduba, foi umas das certificadas. Feliz com o curso, ela já tem colocado em prática o que aprendeu. “Estou atendendo em casa. Faço escova, prancha, cauterização. Pretendo me aperfeiçoar ainda mais e abrir meu salão de beleza”, planeja.
Formada na turma do Programa Qualifica Bahia de 2012, Ana Teles, esteve presente para dar uma palavra de incentivo às trabalhadoras. Dona do Salão de Beleza Cachos e Fibras, no bairro da Liberdade, onde trabalham oito pessoas, Ana tem planos de expansão dos negócios. “Atendemos muitas clientes do interior e até de fora do estado. Por conta disso, planejo abrir uma filial fora de Salvador”, vislumbra.
Presente na solenidade, a titular da Setre, Olívia Santana, destacou a importância do empreendedorismo para mulheres que receberam a certificação. “Assim como a nossa convidada, a cabeleireira Ana, vocês devem enfrentar as dificuldades e fazer desses desafios um combustível para o crescimento profissional”, comentou a secretária.
Financiados com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), os cursos são nas mais diversas áreas de atuação, como pintura automotiva, introdução à fotografia, culinária, podologia e informática avançada.
Estiveram presentes no evento o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Alexandro Reis;  a coordenadora de Qualificação Profissional da Setre, Kadine Santos; a coordenadora social da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Graziane Amorim; e a coordenadora de Projetos da Associação Educacional Sons do Silêncio (Aesos), entidade executora do curso, Márcia Lemos.
O Qualifica Bahia é uma ação governamental para formação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras na Bahia, que tem como um dos princípios a integração com as demais ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, a intermediação para o trabalho, seguro-desemprego, documentação trabalhista e orientação profissional.
Fonte: Ascom/Setre
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *