SMS mantém onze residências terapêuticas no município

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, mantém onze residências terapêuticas no município. Destas, nove estão em pleno funcionamento e duas passam por reforma. As casas são destinadas a pessoas que sofrem de transtornos mentais classificados como leve ou moderado, que estão em condições de serem reinseridas na sociedade. Elas também possuem autonomia.
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Robervânia Cunha, as residências estão vinculadas ao Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Elas estão concentradas, sobretudo, nos bairros Capuchinhos e Santa Mônica. Há também destas casas na Queimadinha e Jomafa.
“As residências terapêuticas que a Prefeitura mantém é classificada como do tipo I. São destinadas para egressos do Hospital Especializado Lopes Rodrigues e para pacientes que tiveram longo período de internação e apresentam condições de serem reinseridos na sociedade”, afirma. Esses moradores têm autonomia para fazer sua higiene pessoal, cuidam do lar e até podem sair.
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental há 44 pessoas residindo em uma destas casas. Mas, já chegou a ter 80. A redução na quantidade é porque vieram a óbito. “Atualmente, há três pessoas no Hospital Lopes Rodrigues que deverão ser encaminhadas para uma das residências terapêuticas”, afirma.
Robervânia Cunha ressalta que existe a pretensão da Secretaria de Saúde transformar duas casas terapêuticas para classificação do tipo II, que deverá ser destinada para as pessoas que já são assistidas pela rede municipal e necessitam de cuidados especiais e atenção 24h, a exemplo dos idosos.
A assistência aos moradores das residências terapêuticas é prestada por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, assistente social, psicólogo, clínico, pedagogo e técnico de enfermagem. Ainda há os cuidadores. Na rede municipal de Saúde Mental estão cadastradas 26 mil pessoas, sendo que a maioria delas possui transtornos mentais leves ou moderados.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *