Testes rápidos e vacinação marcam a programação da campanha Julho Amarelo

Foto: Jorge Magalhães

Intensificação do exame e vacina nas unidades de saúde e Programa Municipal

Apenas uma picadinha rápida e quase indolor é capaz de diagnosticar as hepatites virais B e C. O teste rápido analisa uma pequena amostra de sangue e em menos de 20 minutos apresenta o diagnóstico. No mês de combate a hepatites virais, Julho Amarelo, a Prefeitura de Feira por meio da Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar a realização do exame e vacinação nas unidades de saúde.  

A programação conta com abertura nesta segunda-feira, 5, às 9h30, na sede do Programa Municipal de Hepatites Virais – localizado no Centro de Saúde Dr. Leone Coelho Lêda, na rua Professor Germiniano Costa, S/N, Centro. Serão realizados testes rápidos e vacinação contra hepatite B por demanda espontânea.

No dia 8, pela manhã, serão atendidos a população em situação de rua. Palestras educativas também marcam a programação do mês.

Os pacientes cadastrados são acompanhados no programa municipal por uma equipe multidisciplinar formada por médico clínico, hepatologista, infectologista, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, assistente social, farmacêutico, técnico de enfermagem e administrativo. Atualmente são 2.251 pacientes diagnosticados acompanhados.

HEPATITE

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia com o tratamento.

Fotos: Jorge Magalhães

FONTE: SECOM

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *