Tudo pronto para Virada Educacional Bahia nas escolas estaduais

Arte, cultura, esporte, intervenções sociais, inovação, empreendedorismo e mostra de experimentos científicos estão entre as ações que irão marcar, nesta quinta-feira (21), a segunda edição do #TransformaÊ – Virada Educacional Bahia. Nas escolas e nos Centros de Educação Profissional (Ceep), estudantes, professores, gestores e funcionários estão prontos para a apresentação dos projetos, desenvolvidos durante o ano letivo de 2017. Serão 12 horas de atividades simultâneas, abertas para a participação da comunidade e das famílias.

O Colégio Polivalente de Feira de Santana está com uma programação recheada de atrações, que passam por apresentações de fanfarras, dança e show de talentos a oficinas de violão e primeiros socorros, além de rodas de conversa sobre saúde. “Vamos trazer diversas atividades que vão apresentar os trabalhos de arte, cultura e esporte desenvolvidos pelos estudantes na unidade. Também vamos discutir saúde e educação sexual, conversar sobre o Enem e realizar exposição fotográfica, mostra de saberes científicos e jogos esportivos”, diz a vice-diretora Tatiana Moreira.

Trasnformaê
Projeto de dança apresentado, em 2016, no Colégio Estadual Nova de Sussuarana, na capital.
(Foto: Divulgação/Educação)

No município de Ilhéus (sul), o Colégio Estadual Fábio Araripe terá diversas apresentações culturais e artísticas, além de palestras, oficinas e a culminância do projeto #GrafitaÊ. “Nossa programação vai incluir muitas ações para os visitantes que comparecerem na unidade, como diversas oficinas prévias para o aperfeiçoamento técnico e conceitual dos estudantes. A novidade para essa segunda edição é que faremos a parte esportiva no dia seguinte, mobilizando toda a comunidade por dois dias seguidos”, explica o coordenador do Programa de Educação Integral (ProEI) da unidade, Astor Vieira.

Na cidade de Santo Amaro (Recôncavo), o Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Turismo do Leste Baiano, serão realizadas oficinas de culinária e turbantes, alongamento e relaxamento e ainda terá voleibol, patins, além de rodas de conversa sobre diversidade e gênero e saúde do homem e da mulher. Segundo o vice-diretor, Alexsandro Rocha, “a programação, que acontece durante todo o dia, contempla as especificidades culturais do município com o propósito da construção de uma escola universal, gratuita e acolhedora, aberta para inovações, fortalecimento da cidadania e do desenvolvimento sociocultural das pessoas e do lugar”.

O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, fala da importância das atividades para as unidades escolares. “Este é um momento em que a escola discute o ambiente de ensino e realiza transformações. Por isso, nessa ação, a Secretaria da Educação aproveita para apoiar e acompanhar as atividades com o objetivo de ouvir, perceber e sintonizar-se com a situação das escolas, para que trabalharemos para intensificar a melhora do eixo pedagógico, que consideramos o espírito da escola”.

Redijaê 

Na virada educacional também será lançada a ação Redijaê, com a proposta de fazer com que os estudantes da 3º série do Ensino Médio escrevam, até duas redações, e cadastre os textos no ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira. Os textos serão corrigidos e devolvidos aos estudantes, como mais uma forma de auxiliar na preparação para a redação do Enem. Saiba mais sobre o #TransformaÊ no Portal da Educação.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *